Fitch divulga hoje avaliação da dívida portuguesa. Teremos surpresas?

A agência de ratings Fitch anuncia esta sexta-feira, a sua avaliação à dívida portuguesa num enquadramento de controlo sanitário da crise provocada pela pandemia da covid-19, é certo, mas numa fase em que o verdadeiro impacto económico ainda está envolto em grande incerteza.

A última avaliação que a agência fez da dívida portuguesa, anunciada a 17 de abril passado, foi muito além do esperado já que decidiu então reduzir a perspetiva da qualidade da dívida de “positiva” para “estável”.

Alegando que esta decisão foi sustentada pelos efeitos devastadores da covid-19 na economia portuguesa, anunciou que a nota continuaria em BBB (acima de lixo), mas num registo que deixava antever uma despromoção na avaliação seguinte.

À data, a agência sustentou que a revisão do outlook refletia o impacto significativo da pandemia global da covid-19 na economia portuguesa, sublinhando que uma economia como a de Portugal, muito dependente do turismo, estaria, em seu entender, mais exposta a riscos negativos devido a gravidade da pandemia.

pub

Comentários
Loading...