Fiscalização vai ser reforçada nas esplanadas (e podem até ser fechadas)

As forças de segurança vão reforçar a fiscalização nas esplanadas, podendo estas ser encerradas, se não cumprirem com as normas importas, adiantou o ministério da administração interna (MAI) em comunicado. A decisão foi tomada numa reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, realizada ontem, sob a coordenação do ministro Eduardo Cabrita.

«Entre os vários temas abordados, destaque para a atenção dada ao reforço da fiscalização das esplanadas por parte das forças e serviços de segurança – admitindo-se que o incumprimento das medidas de contenção da pandemia justifique o fecho antecipado desses espaços e a correspondente responsabilização dos infratores», revela a tutela na mesma nota.

Adicionalmente, «a necessidade de uma maior fiscalização em setores de atividade onde têm surgido surtos de SARS-CoV-2 foi igualmente equacionada, tanto pelo atraso no controlo da pandemia como pelo efeito negativo nos riscos de incidência em concelhos com pouca população».

«O impacto positivo na economia, resultante da primeira fase de desconfinamento, foi igualmente assinalado», acrescenta ainda o MAI.

Nesta reunião, por videoconferência, participaram os Secretários de Estado das várias áreas governativas e de coordenação regional, para além dos responsáveis das Forças e Serviços de Segurança (GNR, PSP, SEF e ASAE), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e das Forças Armadas.

Recorde as regras para frequentar uma esplanada

  1. Não modificar a orientação de mesas e cadeiras;
  2. Manter uma distância de dois metros (entre pessoas, mesas, nas filas de espera no exterior ou nas filas de espera para pedidos/pagamentos);
  3. Respeitar o limite de quarto pessoas por mesa;
  4. Higienizar as mãos com frequência;
  5. Evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários;
  6. Evitar” circular pelo espaço (a menos que tenha de ir à casa de banho);
  7. Optar por meios de pagamento sem contacto.
Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...