Filipa Azevedo Maia é a primeira portuguesa a ser eleita para o Comité de Direção da União Internacional do Notariado (UINL)

Na eleição, que reuniu notários de todo o mundo, Filipa Azevedo Maia foi a 3ª candidata mais votada e conquistou um dos lugares atribuídos à Europa

Executive Digest
Outubro 3, 2025
12:18

Filipa Azevedo Maia, vice-presidente da Ordem dos Notários foi eleita para o Comité de Direção da União Internacional do Notariado (UINL), para a legislatura 2026-2028. É a primeira vez que Portugal está representado neste órgão de direção mundial, responsável por coordenar e implementar o programa da organização.

Na eleição, que reuniu notários de todo o mundo, Filipa Azevedo Maia foi a 3ª candidata mais votada e conquistou um dos lugares atribuídos à Europa.

Com uma carreira de mais de 30 anos dedicada ao notariado, Filipa Azevedo Maia assumiu a representação portuguesa na Comissão de Assuntos Europeus (CAE) da UINL em 2017, integrando o grupo de trabalho que se tem debruçado sobre temas como a desjudicialização. Em 2023, foi nomeada para a Comissão de Cooperação Notarial Internacional (CCNI), que apoia os países que pretendem adotar o modelo do notariado latino e tem desempenhado um papel de relevo na simplificação de circulação de documentos no âmbito da CPLP.

Na Ordem dos Notários, além de vice-presidente, assumiu outros cargos de direção e fiscalização.

“É uma honra representar o notariado português junto de uma instituição tão prestigiada como a União Internacional do Notariado Latino. O notariado não é apenas uma profissão, é um compromisso com a sociedade. É com esse espírito que espero contribuir para os esforços da UINL na proteção do modelo de notariado latino”, refere Filipa Azevedo Maia, vice-presidente da Ordem dos Notários.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.