A FI Group by EPSA Portugal integra o consórcio europeu do BERTHA Project, uma iniciativa financiada pelo programa Horizon Europe com 7,9 milhões de euros, que está a desenvolver tecnologia capaz de replicar o comportamento humano em sistemas de condução automatizada. O projeto entra agora na sua fase final, após validar componentes já testados em veículos como o Toyota Corolla e o Nissan Leaf.
Coordenado pelo Instituto de Biomecánica de Valencia e envolvendo 14 parceiros de seis países, o BERTHA Project tem como objetivo criar um modelo comportamental do condutor (Driver Behavioural Model) capaz de reproduzir a forma como os humanos percebem o ambiente rodoviário, avaliam riscos e tomam decisões em diferentes cenários de condução.
No âmbito do projeto, foram já validados quatro módulos de comportamento do condutor, capazes de interpretar níveis de atenção, avaliar risco e identificar estados como fadiga ou stress. Estes sistemas permitem adaptar a condução automatizada a variáveis humanas, aproximando a tecnologia de uma experiência mais natural e segura.
Os módulos desenvolvidos foram disponibilizados em formato aberto a empresas e centros de investigação, numa estratégia que visa acelerar a inovação no setor automóvel e potenciar o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência à condução e soluções de mobilidade automatizada mais adaptativas.
A FI Group by EPSA Portugal assume um papel estratégico no consórcio, liderando as áreas de comunicação, disseminação e exploração de resultados, e assegurando a ligação ao ecossistema europeu de inovação. A empresa participou também na estruturação da candidatura ao programa Horizon Europe, alinhando o projeto com as prioridades europeias para mobilidade conectada, cooperativa e automatizada.
Segundo Bruna Fonseca, responsável pela área de financiamento europeu na empresa, a participação neste projeto reforça o compromisso com a promoção da inovação aplicada e com o reforço da competitividade do setor automóvel e tecnológico.
Com execução prevista entre novembro de 2023 e outubro de 2026, o BERTHA Project entra agora na fase de integração e demonstração das soluções desenvolvidas, com foco na validação de sistemas de condução automatizada em contexto real.
A FI Group by EPSA Portugal está presente em mais de 20 países e posiciona-se como uma referência na consultoria em financiamento da inovação, apoiando empresas na transformação de projetos de investigação e desenvolvimento em soluções concretas, através do acesso a incentivos fiscais e fundos europeus.




