O Ministério da Saúde de Espanha, através da delegação do Governo para o Plano Nacional de Luta contra a Droga (DGPNSD), colocou em hasta pública um Ferrari e um Mercedes de gama alta provenientes do tráfico de droga, com um preço inicial de 159 euros cada.
Mais concretamente, de acordo com o jornal ‘El Economista’, as ‘estrelas’ a leilão são um Ferrari FF com uma cilindrada de 6262 cc (V12 naturalmente aspirado) e uma potência líquida de 660 cv, e um Mercedes-Benz G 63 AMG com uma cilindrada de 5461 cc (V8 Biturbo) e uma potência líquida de 544 cv. O leilão termina no próximo dia 25.
O leilão destes veículos no site da Escrapalia já está aberto a licitações e estará concluído no dia 25 de setembro . Os interessados em visitar os veículos no local poderão fazê-lo na quarta-feira, dia 24 de setembro, registando-se no link disponibilizado com cada lote.
Foram estabelecidas condições para os potenciais interessados. Para participar, é necessário o depósito da caução exigida antes do leilão. Estas ações visam garantir o bom funcionamento do leilão. Após o fecho do leilão, será verificada a documentação de identificação do vencedor e a declaração de responsabilidade pela adjudicação do contrato.
O dinheiro angariado vai para programas de prevenção em Espanha
O Ministério da Saúde, através da Delegação do Governo ao Plano Nacional de Combate à Droga (DGPNSD), gere o Fundo de Bens Apreendidos por Tráfico de Estupefacientes e Outros Crimes Conexos.
Este Fundo, regulado pela Lei 17/2003, de 29 de Maio, é composto por bens, efeitos e instrumentos apreendidos por sentença transitada em julgado em processos por tráfico de estupefacientes e outros crimes conexos. Assim, os bens recebidos no Fundo de Bens Confiscados podem ser vendidos e liquidados em hasta pública.
O dinheiro angariado pelo Fundo de Bens Confiscados será utilizado para reparar os danos causados à sociedade pela toxicodependência e pelo tráfico de droga. Este irá financiar programas de prevenção do consumo de drogas, apoiar os toxicodependentes e ajudá-los a integrar-se na sociedade e no mercado de trabalho.
Nos últimos anos, aproximadamente 70% desta receita foi alocada a este tipo de programas de redução da procura e 30% à redução da oferta (processos-crime e ações policiais e aduaneiras).














