A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anunciou a criação de uma nova licenciatura em Tecnologia Agroindustrial, com a duração de três anos, que terá início no ano letivo 2023/2024.
A nova licenciatura visa formar profissionais em tecnologias com aplicação em todos os processos da cadeia alimentar, envolvendo a produção e transformação de matérias-primas no setor agroalimentar.
A evolução tecnológica e a digitalização permitem potenciar a utilização dos recursos naturais com eficiência e sustentabilidade, reduzindo assim a pegada ecológica da fileira, os custos para os agricultores, e contribuindo para a sustentabilidade do setor.
“É um facto que a tecnologia tem a capacidade de impactar positivamente o setor agroalimentar, sendo necessário formar profissionais com uma visão disruptiva e competências para aumentar a valorização comercial dos produtos junto do consumidor, assim como garantir a qualidade e segurança dos mesmos”, diz Fernando Lidon, coordenador da licenciatura e docente da FCT NOVA.
Fernando Lidon destaca ainda que “com o lançamento desta nova licenciatura, pretendemos dotar os nossos estudantes das ferramentas certas para serem bem-sucedidos numa área onde a tecnologia pode efetivamente fazer a diferença”.
As saídas profissionais vão desde as áreas das Indústrias Alimentares, Controlo de Qualidade, Planeamento e Projetos Industriais e Investigação Científica e Ensino, entre outros.














