FCH-Católica lança primeira licenciatura do país em Filosofia, Política e Economia

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa anunciou o lançamento da nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia, um curso inovador e interdisciplinar, que permitirá aos estudantes obterem uma abordagem ampla e integradora dos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas. Este curso da Católica é o primeiro em Portugal a aliar estas três áreas de estudos.

A nova licenciatura vem associar o ‘saber pensar’ ao ‘saber agir’ e ‘saber fazer’, capacitando os alunos para uma intervenção ancorada na reflexão crítica. Esta é ainda uma das licenciaturas de maior prestígio na Europa e na América do Norte (onde habitualmente é conhecida pela sigla PPE), pelo enorme interesse na ligação destas três áreas, numa base interdisciplinar que está presente ao longo de todo o curso, estruturado para uma formação ampla e completa dos futuros profissionais.

“Nos dias de hoje é essencial formarmos os nossos estudantes para enfrentarem os desafios do futuro, o que implica serem proficientes a cruzar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares. É, por esta razão, que todas as licenciaturas da Faculdade de Ciências Humanas têm uma natureza interdisciplinar.” Explica Nelson Ribeiro, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, acrescentando que “no caso do PPE pretendemos que os estudantes consigam conjugar a reflexão filosófica com o conhecimento do funcionamento dos sistemas políticos e económicos. Os grandes desafios que temos pela frente enquanto sociedade exigem líderes capazes de articular a reflexão eticamente sustentada com um conhecimento aprofundado da inter-relação entre as esferas política e económica.”

A Filosofia é uma das áreas fundacionais do curso, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento de um pensamento crítico, essencial para uma problematização dos fenómenos políticos, económicos e sociais. A Ciência Política desempenha um papel preponderante no currículo da formação, ao permitir que os alunos adquiram um conhecimento aprofundado sobre as instituições e os processos políticos numa comunidade global. A Economia está presente no curso para dotar os alunos de um conhecimento rigoroso de macro e microeconomia.

O curso criado pela Universidade de Oxford no anos 20 do século passado tem uma grande reputação internacional, sendo lecionado nas mais prestigiadas e respeitadas universidades do mundo, e tendo sido frequentado por diversas personalidades como o ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton, o ex-primeiro-ministro britânico David Cameron, ex-primeiro ministro da Austrália Tony Abbott, a Mianmarense e Prémio Nobel da Paz de 1991 Aung San Suu Kyi e ainda a também Nobel da Paz de 2014, Malala Yousafzai, que estudou no Reino Unido após ter recuperado da tentativa de assassinato que sofreu no Paquistão.


Comentários
Loading...