FC Porto em busca de mais 12 milhões de euros para juntar aos 73 embolsados

O FC Porto tem a possibilidade de garantir mais 12 milhões de euros na edição 2020/21 da Liga dos Campeões em futebol, para colocar o ‘bolo’ acima dos 85, caso ‘derrube’ o Chelsea nos quartos de final.

Executive Digest com Lusa

O FC Porto tem a possibilidade de garantir mais 12 milhões de euros na edição 2020/21 da Liga dos Campeões em futebol, para colocar o ‘bolo’ acima dos 85, caso ‘derrube’ o Chelsea nos quartos de final.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Depois de eliminarem a Juventus, e Cristiano Ronaldo, nos oitavos de final, os ‘dragões’ passaram a contabilizar 73,542 milhões de euros, aproximando-se do valor conseguido na anterior presença, na época 2018/19 (78,44).

Esse montante já está seguro, mas o FC Porto tem agora à sua mercê mais 12 milhões, o prémio para a equipa que se superiorizar em Sevilha – palco dos dois jogos dos ‘quartos’ (07 e 13 de abril), por culpa da pandemia da covid-19 – e atingir as meias-finais.

Os milhões não se esgotam aí, pois ainda há ainda mais 15 para os finalistas, com o vencedor, o sucessor do Bayern Munique, a ter direito a três suplementares, pelo que os ‘dragões’ podem superar os 100, caso repitam os títulos de 1986/87 e 2003/04.

Ao valor arrecadado acresce ainda o do ‘market pool’, relacionado com os direitos televisivos. A UEFA distribuirá um total de 292 milhões de euros pelos 32 clubes, em função do valor proporcional dos países, sendo que, com a ‘ajuda’ do Benfica, o FC Porto recebe em 2020/21 os 100% de Portugal.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Antes de iniciar a participação, o conjunto portista já tinha quase 42 milhões no ‘bolso’, mais precisamente 41,842, 15,25 como valor fixo pela presença na fase de grupos e 26,592 pelo nono lugar, entre os presentes, no ranking da UEFA a 10 anos.

Entre as 32 equipas que chegaram à fase de grupos, os ‘dragões’ apenas perdiam para Real Madrid (valor máximo, de 35,465 milhões de euros), Bayern Munique, FC Barcelona, Atlético Madrid, Chelsea, Juventus, Manchester United e Paris Saint-Germain.

Lá no ‘fundo’, os húngaros do Ferencvaros ainda arrecadaram uma parcela (1,108 milhões de euros).

O FC Porto partiu acima dos 41 milhões de euros e contabilizou mais de 21 na fase de grupos, pelos resultados conseguidos e apuramento para os oitavos de final.

As quatro vitórias, duas face ao Olympiacos e outras tantas frente ao Marselha, valeram 10,8 milhões de euros (quatro vezes 2,7), o empate, na receção ao Manchester City, mais 0,9, enquanto a qualificação deu aos ‘dragões’ 9,5.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.