Fábrica de Unicórnios de Lisboa apoia 50 novas startups no primeiro programa de 2025

A Fábrica de Unicórnios de Lisboa anunciou o início da primeira edição de 2025 do seu programa de incubação, o Winter Batch 2025, que irá apoiar 50 novas startups, marcando um crescimento de 32% em comparação com 2024.

André Manuel Mendes
Fevereiro 4, 2025
13:01

A Fábrica de Unicórnios de Lisboa anunciou o início da primeira edição de 2025 do seu programa de incubação, o Winter Batch 2025, que irá apoiar 50 novas startups, marcando um crescimento de 32% em comparação com 2024.

Em apenas dois anos, a Unicorn Factory Lisboa aumentou cinco vezes a sua capacidade de apoio, passando de 50 para mais de 250 projetos anuais.

As novas startups selecionadas atuam em áreas com grande potencial inovador, como Inteligência Artificial, Big Data, saúde e marketing, e contam com fundadores de diversos países. Notavelmente, 40% dos fundadores são mulheres, um aumento de 12 pontos percentuais face ao ano anterior, e 40% dos projetos apresentam fundadores internacionais. Entre os países representados estão Brasil, Emirados Árabes Unidos, Geórgia, Estados Unidos e Alemanha.

No total, as startups do Winter Batch 2025 já arrecadaram mais de 9 milhões de euros em financiamento e operam em mais de 30 países. A maioria das empresas ainda se encontra na fase de validação das suas soluções, com 62% a desenvolverem as suas propostas no mercado.

“Na Unicorn Factory Lisboa, temos vindo a desenvolver um programa de topo para apoiar as startups a crescer, escalar e conquistar mercados internacionais. O facto de, em apenas dois anos, já apoiarmos cinco vezes mais projetos no nosso programa de incubação, revela o potencial do ecossistema empreendedor português, e acreditamos que Lisboa continua a posicionar-se como um centro de inovação da Europa. Para este ano, iremos continuar a apostar fortemente na área da internacionalização, queremos consolidar a rede de hubs inseridos nos bairros de inovação, fomentar o empreendedorismo jovem, e vamos continuar a apoiar as startups já numa fase mais avançada a internacionalizarem-se com o programa de ScalingUp”, afirma Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.

O programa de incubação da Unicorn Factory Lisboa visa acelerar o desenvolvimento de startups em fase inicial, ajudando na procura de investimento, na otimização de modelos de negócio e processos, e no desenvolvimento das suas soluções. Com o apoio de mais de 140 mentores, 150 investidores e 100 parceiros corporativos, o programa oferece um regime híbrido de sessões presenciais e remotas, integrando as startups numa comunidade de cerca de 300 empresas incubadas, que, nos últimos dois anos, arrecadaram um total de 170 milhões de euros em investimento.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.