Preparar o futuro para a nova geração
DigitALL é o nome de um programa da Fundação Vodafone Portugal criado com o objectivo de promover uma aprendizagem colaborativa, experiencial e interactiva, baseada na exploração e execução de projectos. Dirigido a crianças do primeiro e segundo ciclos, este programa foi lançado como piloto no ano lectivo 2021 no Agrupamento Escolar Moinhos da Arroja, tendo abrangido cerca de 400 alunos em contexto escolar. De acordo com a Fundação Vodafone Portugal, o programa DigitALL tem «a ambição de se tornar uma referência no contexto das competências fundamentais para o “século XXI” e no quadro das competências digitais da União Europeia». Para atingir os seus objectivos, o programa assenta em quatro princípios: aprendizagem experiencial e colaborativa; desenvolvimento simultâneo de competências técnicas, sociais e comportamentais; modelo de aprendizagem híbrido; e utilização da tecnologia como um meio de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, e «em estreita colaboração e com o apoio da comunidade educativa», o DigitALL pretende ser um complemento à oferta escolar dos alunos dos 1.o e 2.o ciclos, através da disponibilização de recursos pedagógicos inovadores e dinâmicos. No corrente ano lectivo o programa abrange cerca de 1600 alunos, com uma aula semanal de cerca de 60 minutos, em horário escolar. A implementação do programa em contexto escolar segue um modelo de aprendizagem presencial, estando também preparado para regime híbrido. Ao reforçar a necessidade da auto- -aprendizagem, o DigitALL disponibiliza actividades que as crianças dos 6 aos 12 anos podem realizar de forma autónoma em casa, com a sua família, recorrendo a novas tecnologias de forma criativa.
Com o mote “Constrói o teu futuro”, o DigitALL é um convite às crianças para que explorem as novas tecnologias de forma inovadora e criativa, tendo em vista o desenvolvimento de competências para a vida futura. Entre as diversas actividades que podem ser realizadas fora do horário escolar, as crianças podem criar personagens para uma banda desenhada, desenvolver um mapa mental para a consciencialização sobre as alterações climáticas, criar jogos de sequência, formas para desenhar, questionários e até uma actividade que envolve QR codes. Todas estas actividades podem ser realizadas pelas crianças através de um smartphone ou tablet Android, ou no PC. As diversas actividades estão dividi- das nas categorias “Artes Gráficas e Animação”, “Modelação, Inteligência Espacial e Construções”, “Pensamento Computacional e Programação” e “Robótica e Electrónica”. A abrangência do programa DigitAll estende-se também aos professores, a quem são disponibilizados conteúdos ligados às novas tecnologias, que podem ser um complemento para o ensino ao nível das estratégias pedagógicas e metodologias de ensino que os docentes já utilizam. De acordo com a Fundação Vodafone, são disponibiliza- dos «recursos e ferramentas para auxiliar os professores a tirar partido das novas tecnologias ao serviço da Educação, através do uso de dispositivos e recursos digitais, de forma inovadora e colaborativa».
Luísa Pestana, presidente da Comissão Executiva da Fundação Vodafone, afirma que «o DigitALL pretende contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais digital, mais inclusiva, onde ninguém é deixado para trás, utilizando a tecnologia como um meio para o desenvolvimento das competências consideradas cruciais para o século XXI». Este programa da Fundação Vodafone Portugal contribui para a concretização do compromisso da Vodafone Group Foundation de chegar a 16 milhões de alunos através do seu programa de digital skills, até 2025, em 13 países europeus e na Turquia. Em Portugal, o DigitALL «contribuirá para a construção de uma socie- dade digital mais inclusiva, onde a Educação é um pilar fundamental para a melhoria da vida das pessoas». A plataforma DigitALL encontra-se disponível em digitall.vodafone.pt.