Aki e Leroy Merlin fundem-se

A AKi e a Leroy Merlin estão a preparar a fusão no mercado espanhol, juntando os negócios das duas cadeias dedicadas à bricolage e materiais de construção. Questionada sobre a possibilidade de a fusão se estender a Portugal, fonte oficial do Aki confirma apenas que a francesa ADEO, que detém as empresas que exploram ambas as insígnias, «se encontra a reorganizar a sua estrutura empresarial».

Na mesma nota, indica que se trata de um processo em curso e que requer uma análise rigorosa: «Só depois de concluído este estudo, poderá ser tomada uma decisão mais concreta, bem como a definição dos contornos específicos em que a mesma irá acontecer.»

De acordo com a fonte oficial do Aki, o objectivo da ADEO é reforçar sinergias entre as duas empresas e os diferentes mercados, sempre de olhos postos no futuro.

Quanto à fusão em Espanha, o jornal El Mundo avança que será criado um novo modelo de negócio com diferentes formatos de lojas, cada um pensado para um tipo de público. O nome da nova companhia ainda não está decidido.

A mesma publicação refere que o processo arranca já este ano, com um investimento de quatro milhões de euros. A consolidação decorrerá ao longo de 2019 e 2020.