Alunos do Instituto Politécnico de Leiria vencem competição universitária da Siemens

O concurso universitário desafiou vários estudantes a pensar na transição energética e na transformação digital. Os vencedores foram uma equipa de alunos do Instituto Politécnico de Leiria.

Os vencedores, os alunos Ricardo Francisco e Miguel dos Santos Costa, foram conhecidos na final do concurso que decorreu na sede da empresa, em Alfragide. Ambos terão direito a um estágio profissional remunerado na Siemens, com a duração de um ano, e uma viagem a um projeto de gestão e armazenamento de energia, desenvolvido pela empresa nos Açores.

De acordo com comunicado da Siemens, «o objetivo da edição deste ano era que as equipas desenvolvessem o projeto de uma infraestrutura elétrica de um centro de dados, capaz de responder a diferentes cenários relacionados com a distribuição e com a utilização mais racional da energia».

De acordo com a mesma fonte, o  trabalho foi realizado ao longo de doze semanas, com recurso a uma plataforma de software avançada da Siemens que otimiza o planeamento de redes elétricas -, assim como a outras ferramentas da empresa que foram disponibilizadas para este efeitos.

Pela primeira vez, a iniciativa contou com um painel de jurados composto por representantes de empresas parceiras de diversos setores – energia, gestão de edifícios, engenharia, ambiente, transportes e logística, e formação profissional -, bem como da Ordem dos Engenheiros, de colaboradores da Siemens e de um criador de conteúdos digitais na área da matemática, responsáveis por selecionar o vencedor desta edição.

Desde o seu lançamento, o Accelerate Challenge já contou com a participação de mais de 334 alunos, de 17 instituições de ensino superior e politécnicos nacionais.