Evolução digital: agarrar a oportunidade ou ficar de fora?

Por Rogério Canhoto, Diretor da Pós-Graduação em Marketing Digital do Iscte Executive Education, Chief Business Officer da PHC Software

Pode um profissional dar-se ao luxo de ser ultrapassado nesta corrida da digitalização? Ou, reformulando, pode um gestor correr o risco de perder oportunidades por falta de competências digitais? Esta é uma reflexão fundamental num contexto em que a pressão para compreendermos o digital é cada vez maior.

O nosso querido Albert Einstein tinha uma frase que descreve bem todo este paradigma: “se estás parado, estás a andar para trás.” E esta ideia torna-se ainda mais crítica nos tempos que correm. Vejamos.

Mais de oito em cada dez empresas portuguesas, 84% para ser exato, afirma não ter nos seus quadros as competências necessárias para fazer a transição digital que necessita. O que, por si, indica que existe uma grande ameaça à competitividade no atual contexto. O sucesso passado, não garante o sucesso futuro. Pelo que é fundamental os profissionais fazerem um upgrade de competências se querem manter o seu valor no mercado para os próximos anos.

Não tenhamos dúvidas, o tal upgrade, tanto de upskill como de reskill, é crítico para o futuro das organizações. É um investimento vital para nos adaptarmos à realidade que enfrentamos, e só assim sermos competitivos. Como se uma espécie de darwinismo digital tivesse tomado conta do nosso caminho, onde todos têm de conhecer a dinâmica da empresa ágil, da automatização, dos novos canais de comunicação e de vendas, do ecommerce, entre tantas outras que se alteraram de uma forma nunca antes vista, e cada vez mais rápida.

Neste sentido, surgem cinco desafios críticos que merecem a nossa atenção, e que vão definir a competitividade dos gestores.

Primeiro, as empresas foram empurradas para o digital, dando em nove meses um salto de nove anos. E isso é claro quando percebemos que o Atum Bom Petisco já tem loja online, a mercearia do Sr. Fernando já aceita encomendas por Facebook, e até a Central de Cervejas já permite encomendas para entrega em casa com a sua solução Drinkies360. Esta evolução é uma realidade que muitas empresas nunca imaginaram ter de fazer. Aliás, o MIT alerta para a dualidade entre 90% dos gestores acreditarem que o digital vai alterar profundamente o seu negócio, mas apenas 15% fazerem algo para se adaptarem devidamente.

O segundo desafio, que chamamos de “fazer mais com menos recursos”. O saber aproveitar o software disponível para acelerar o desempenho da organização. Aprender o mind set digital e as ferramentas certas, sendo para isso necessário (re)pensar a gestão, o marketing e todas as áreas da empresa com novas competências, que, associadas às tradicionais, permitem tirar o melhor partido desta evolução.

O terceiro desafio refere-se à dinâmica dos “emigrantes digitais”, que construíram os seus negócios ao longo dos últimos 20, 30, ou 40 anos, quando nem se falava de digital, mas que, para continuarem competitivos, têm agora de se adaptar rapidamente. E só com as competências certas o vão conseguir.

A pressão para a máxima produtividade é também um desafio, numa nova realidade que trouxe consigo uma forma diferente de trabalhar, com grande parte das equipas em trabalho remoto. Neste contexto, compreender a desmaterialização e digitalização de processos para aumentar a eficácia é vital para o futuro.

Por fim, a colaboração e construção de conhecimento. A tecnologia está disponível para todos, mas não chega para nos diferenciarmos. É necessário que as pessoas pensem digital, que usem a sua criatividade, para resolver de forma colaborativa as complexidades que este novo ecossistema coloca a todos os gestores.

Estes cinco desafios necessitam de resposta, se queremos ter empresas com níveis elevados de competitividade. E só o reforço das nossas competências digitais, dominando ferramentas, metodologias, métricas, e todas as peças que compõem este novo mind-set, será aquele que irá criar valor para o seu negócio e para os seus clientes.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...