Eurogrupo: “Estamos muito perto de um acordo. Ainda confio que desta vez vamos estar à altura”, diz Centeno

A conduzir a reunião desta quinta-feira do Eurogrupo a partir de Lisboa, Mário Centeno fez um ponto de situação, via redes sociais,  afirmando que os ministros das Finanças europeus estão “muito perto” de um acordo sobre a resposta comum à crise provocada pela covid-19 e insistiu que hoje “todos” têm de se mostrar à altura da ocasião.

Com a reunião a ser retomada agora, (recorde-se que foi iniciada na terça-feira e interrompida na quarta após 16 horas de discussões sem que tenha sido possível chegar a um compromisso), Mário Centeno advertiu que, neste encontro, “há muito em jogo”.

“Exorto todos os ministros das Finanças a chegarem a acordo sobre um plano ousado e ambicioso para proteger as nossas economias em resposta a esta ameaça comum”, afirmou, reiterando que o objetivo passa pela adoção de um pacote sem precedentes que constitua uma “rede de segurança” para proteger os trabalhadores, as empresas e as finanças das nações.

Sublinhando a necessidade de os Estados-membros acordarem “um plano que dê esperança de que a crise será ultrapassada, numa altura em que a Europa mergulha na recessão”, o ministro das Finanças português insistiu que este é um problema global, que afeta todos por igual, e “não há passageiros de primeira classe”.

“Estamos nisto juntos. Todos em confinamento, com o número de vítimas a aumentar a cada hora, e sem fim à vista. Todos os dias somos recordados de que este vírus é cego. Cego às bandeiras, ao género, à cor ou à classe social. Não há passageiros de primeira classe. Ou afundamo-nos ou nadamos juntos. Esta é uma verdadeira emergência. Isto é global”, declarou.

A concluir a sua mensagem, Centeno dá então conta de que um compromisso está próximo, bastando que os ministros das Finanças de todos os Estados-membros deem mostras de “espírito de compromisso”.

“A boa notícia é que estamos muito perto de um acordo. Eu acredito, eu ainda acredito, que desta vez todos estaremos à altura da ocasião e mostraremos o necessário espírito de compromisso, que é o alicerce da nossa União”, conclui.

Ler Mais
pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...