EUA lançam novos ataques aéreos contra alvos no Irão

Foram relatadas explosões em Sirik, na ilha de Qeshm, em Minab e em Isfahan.

Executive Digest

Os Estados Unidos iniciaram esta quarta-feira uma nova vaga de ataques aéreos contra alvos em território iraniano.

Segundo uma declaração divulgada pelo Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) na rede social X, as forças norte-americanas começaram a executar “ataques adicionais de autodefesa” às 17h15 (hora da Costa Leste dos EUA), por ordem do Comandante-em-Chefe.

“O Comando Central dos EUA iniciou hoje ataques adicionais de autodefesa contra múltiplos alvos no Irão”, refere a nota, acrescentando que a operação surge em resposta àquilo que Washington descreve como uma “agressão injustificada e contínua” por parte de Teerão.

 

Explosões registadas em vários pontos do Irão

Entretanto, foram relatadas explosões em Sirik, na ilha de Qeshm, em Minab e em Isfahan, locais considerados estratégicos no contexto da crescente tensão entre os Estados Unidos e o Irão.

Continue a ler após a publicidade

Os relatos surgem num momento de forte escalada entre os dois países, com as autoridades norte-americanas a justificarem a nova operação militar como uma medida de autodefesa.

Até ao momento, não foram divulgados mais detalhes sobre os alvos atingidos ou sobre o impacto dos ataques.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.