EUA já gastaram mais na luta contra a covid-19 do que em todas as suas guerras

A batalha contra a pandemia já custou aos EUA 6,8 biliões de euros, cerca de 400 mil milhões (quase duas vezes o PIB de Portugal) mais do que a fatura bélica que os EUA pagaram de todas as guerras desde o seu nascimento.

Fábio Carvalho da Silva
Maio 10, 2021
15:13

O investimento realizado pela América para combater a pandemia dentro dos seus muros, na ordem dos 6,8 biliões de euros (contabilizando os pacotes de incentivos económicos de Donald Trump e Joe Biden) já superaram o preço de todas as guerras dentro e fora das fronteiras em que os EUA já participaram até hoje, no valor de cerca de 6,4 biliões de euros.

Até ao momento, a Casa Branca já gastou quase onze vezes mais do que o preço do New Deal. O plano de Franklin D. Roosevelt para salvar a América da depressão de 1930 custou cerca de 34,6 mil milhões de euros na época, o que de acordo com um estudo de 2015 dos economistas Price Fishback e Valentina Kachanovskay poderia traduzir-se em 642 mil milhões de euros a preços de 2020.

Segundo as contas do Congresso, os EUA gastaram cerca de 77,2 mil milhões de euros na Guerra pela Independência e em outros conflitos até ao início do século XX. Cerca de 3,3 biliões de euros foram gastos na Segunda Guerra Mundial, mais de 244 milhões de euros na Primeira Guerra e na Guerra da Coreia e cerca de 600 mil milhões de euros na Guerra do Vietname.

O orçamento para as guerras de Washington no Iraque, Afeganistão e para a restante “legítima defesa preventiva contra os terroristas” realizadas desde o 11 de setembro, rondaram quase 2 biliões de euros. No total, a maior economia da mundo gastou até hoje cerca de 6,4 biliões de euros em conflitos armados, de acordo com as contas da Reserva Federal.

O valor destes custos é ainda incrivelmente superior aos 820 mil milhões de euros gastos em 2009 por Obama através do Recovery Act de forma a combater a crise financeira de 2008

A covid-19 já matou 579.977 pessoas nos EUA, um valor superior 405.399 americanos abatidos durante a II Guerra Mundial.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.