Os EUA iniciaram os testes de voo do Centro de Operações Aéreas de Sobrevivência E-4C, conhecido como “Avião do Juízo Final”, avançaram esta segunda-feira as autoridades americanas: este avião vai substituir o antigo E-4B, que durante mais de meio século serviu como posto de comando aéreo para controlar as forças nucleares do país.
O projeto está a ser desenvolvido pela Sierra Nevada Corporation, que realizou o primeiro voo do E-4C este domingo, um avião que tem por base um Boeing 747-8 modernizado – uma versão estendida e atualizada do icónico avião de passageiros. A nova aeronave está a passar por uma profunda modernização para manter as capacidades de comando e controlo em caso de conflito nuclear ou um ataque em larga escala aos Estados Unidos.
Desde a década de 1970, a Força Aérea dos EUA utiliza quatro aeronaves E-4B Nightwatch, construídas na plataforma Boeing 747-200. A sua idade média ultrapassa 51 anos e elas não atendem mais aos requisitos modernos. Por isso, em 2024, o Pentágono assinou um contrato de 13 mil milhões de dólares com a Sierra Nevada para criar uma nova geração de aeronaves de comando.
Os testes continuarão até 2026 nas bases de Ohio e Kansas. A nova aeronave contará com sistemas de comunicação mais potentes, proteção contra pulsos eletromagnéticos, comunicações via satélite avançadas e maior capacidade de carga. Para o programa, a Sierra Nevada já adquiriu quatro Boeing 747-8 e outras cinco aeronaves da Korean Air, que serão convertidas para uso militar.
Espera-se que o número de novos E-4Cs permaneça próximo à frota atual de quatro, com entrega completa planeada para 2036. De acordo com o Pentágono, a modernização faz parte de uma atualização em larga escala do sistema NC3 — o “sistema nervoso” das forças estratégicas dos Estados Unidos, que inclui satélites, bases terrestres, submarinos, bombardeiros e aeronaves de comando.
🚨 BREAKING: The U.S. Air Force’s E-4B ‘Doomsday’ plane — built to withstand a nuclear blast and command U.S. forces during global emergencies — is now airborne.
Known as “Nightwatch,” this jet is only launched during high level crises.
Its flight often signals military… pic.twitter.com/U6yUaECex9
— Defence Index (@Defence_Index) June 18, 2025














