EUA: Fortuna dos multimilionários aumenta 434 mil milhões de dólares durante a pandemia

Os multimilionários norte-americanos viram as suas fortunas aumentar em 434 mil milhões de dólares durante o bloqueio dos EUA, causado pela pandemia do novo coronavírus, entre meados de Março e meados de Maio, de acordo com um novo relatório citado pela ‘CNBC’.

Jeff Bezos, da Amazon, e Mark Zuckerberg, do Facebook , obtiveram os maiores ganhos, com Bezos a acrescentar 34,6 mil milhões de dólares à sua fortuna e Zuckerberg a somar 25 mil milhões de dólares, segundo o relatório da ‘Americans for Tax Fairness’ e o Programa de Desigualdade do ‘Institute for Policy Studies’.

O relatório é baseado nos dados da Forbes para os mais de 600 multimilionários americanos entre os dias 18 de Março, quando a maioria dos estados estava em confinamento, e 19 de Maio.

Os ganhos  destacam a forma como a pandemia de coronavírus recompensou as maiores e mais focadas empresas de tecnologia, mesmo quando a economia e a força de trabalho enfrentam a pior crise económica da história.

Segundo o relatório, o património líquido dos multimilionários americanos cresceu 15% durante o período de dois meses, de 2,948 biliões de dólares para 3,382 biliões de dólares. Os maiores ganhos ocorreram no topo da pirâmide bilionária, com os cinco bilionários mais ricos: Bezos, Bill Gates, Zuckerberg, Warren Buffett e Larry Ellison, a registar ganhos acumulados de fortuna no valor de 76 mil milhões de dólares.

Elon Musk registou um dos maiores ganhos percentuais nos dois meses, com o seu património líquido a subir 48%para 36 mil milhões de dólares. Zuckerberg ficou atrás, com a sua fortuna a crescer 46% nos dois meses, para 80 mil milhões de dólares. A riqueza de Bezos aumentou 31%, para 147 mil milhões de dólares.

Contudo, esta visão a curto-prazo é mais optimista do que se analisarmos o ano inteiro. Isto porque em um ano a fortuna de Buffett caiu 20 mil milhões de dólares, de acordo com o ‘Bloomberg Billionaire’s Index’, enquanto que a de Gates caiu 4,3 mil milhões de dólares.

Ler Mais
pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...