pub

EUA/Eleições. Voto ‘Anti-Trump’ agiganta-se. Biden continua à frente na reta final, indica sondagem

Com a corrida para a presidência a aproximar-se do fim, o candidato democrata Joe Biden mantém uma liderança substancial sobre o Presidente Donald Trump a nível nacional, de acordo com uma nova sondagem da CNN conduzida pela SSRS.

Entre os prováveis eleitores, 54% apoiam Biden e 42% Trump. Biden detém uma vantagem em todas as sondagens da CNN desde 2019. A liderança de Biden a nível nacional é mais ampla do que qualquer candidato presidencial realizado em mais de duas décadas nos últimos dias da campanha.

A sondagem constata que entre aqueles que já votaram (64% Biden vs. 34% Trump) ou que planeiam votar mais cedo mas ainda não o tinham feito na altura em que foram inquiridos (63% Biden vs. 33% Trump), Biden tem quase dois terços de apoio. No entanto, Trump lidera com 59% entre aqueles que afirmam planear votar no dia das eleições, contra 36% para Biden.

No total, mais de metade (55%) dos prováveis eleitores com 65 anos ou mais apoiam o democrata e 44% Trump. Biden lidera também por uma ampla margem entre os eleitores com menos de 35 anos (68% vs. 30% para Trump), enquanto os eleitores entre os 35 e 64 anos estão divididos de forma mais ou menos uniforme entre os dois candidatos (48%).

Ainda de acordo com a sondagem, apenas cerca de 4 em cada 10 americanos dizem que as coisas estão a correr bem no país neste momento (39%). Este número só baixou duas vezes nos anos de reeleição, desde 1980: em 1992 (35% a correr bem) e em 1980 (32% a correr bem).

Entre os apoiantes de Biden, 48% dizem que o seu voto é mais contra Trump do que a favor de Biden, enquanto 48% também dizem que é a favor de Biden e não contra o Presidente.

Embora isto ainda seja um grande voto ‘anti-Trump’, é uma mudança a favor de um voto a favor de Biden em comparação com as sondagens do início do ciclo. Por outro lado, quase 8 em cada 10 apoiantes do Trump (79%) afirmam que os seus votos são a favor do Presidente e não contra Biden (17%).

Os Estados Unidos caminham a passos largos para as eleições presidenciais, com data marcada para dia 3 de Novembro, próxima terça-feira.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...