pub

EUA/Eleições: Metade dos apoiantes de Trump diz que resultado não deve ser aceite em caso de derrota, indica sondagem

Metade dos americanos que querem que Donald Trump ganhe um segundo mandato acreditam que o Presidente não deve aceitar o resultado das eleições presidenciais se perder por uma pequena margem, de acordo com uma nova sondagem partilhada com o The Independent.

Além disso, quase um terço (29%) considera que é “perfeitamente aceitável” que o Presidente se recuse a aceitar um resultado eleitoral renhido, de acordo com os dados da sondagem.

Apenas metade das 5500 pessoas inquiridas no mês passado pela Hope Not Hate, uma organização sem fins lucrativos contra o extremismo responsável pela sondagem, estão confiantes de que as eleições de 3 de Novembro serão livres e justas.

Uma sondagem independente no mês passado revelou que mais de 60% dos inquiridos tinham preocupações semelhantes.

As sondagens eleitorais nacionais dos últimos dias mostram que o candidato presidencial democrata Joe Biden lidera Trump por até 14 pontos.

O último inquérito Yahoo! News/YouGov, realizado de 23 a 25 de Outubro, revelou que 54% dos prováveis eleitores já votaram em Biden ou planeiam votar nele até ao dia das eleições, enquanto 42% dos prováveis eleitores disseram que iriam votar em Trump.

A vantagem do ex-vice-Presidente é atualmente quatro vezes maior do que a de Hillary Clinton nesta fase, em 2016.

Donald Trump já disse que se recusava a aceitar uma transferência pacífica do poder, em caso de derrota, tem feito alegações não fundamentadas de fraude eleitoral.

Neste sentido, quase metade (47%) dos adultos americanos inquiridos pensam que é provável que haja fraude eleitoral ao ponto de alterar o resultado.

De uma forma geral, os eleitores republicanos pensam que os democratas estão a usar o voto por correspondência para “manipular as eleições”.

Falta menos de uma semana para as eleições presidenciais americanas, que têm data marcada para dia 3 de Novembro, na próxima terça-feira.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...