Os democratas instaram na quarta-feira os americanos que residem em Portugal a votar em Kamala Harris nas próximas eleições presidenciais, alertando para a existência de “uma ameaça séria para a estabilidade da Europa e do mundo”.
Em resposta à Lusa, à margem da Convenção Nacional Democrata, em Chicago, o ex-embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) no Canadá, Bruce Heyman, dirigiu-se diretamente aos eleitores americanos a residir em Portugal para lhes pedir que se registem para votar e para que depositem a sua confiança na atual vice-presidente e candidata do Partido Democrata, Kamala Harris.
“Muitos americanos amam Portugal e muitos americanos estão a escolher Portugal como segunda residência. (…) A minha mensagem para os americanos em Portugal é simples: A estabilidade na Europa é realmente importante para os EUA”, disse Heyman, que apresentava à imprensa o ‘Democrats Abroad’, o braço oficial do Partido Democrata para os cidadãos americanos que vivem no estrangeiro.
“O papel que os EUA estão a desempenhar como parceiros da NATO e das nações europeias tem sido importante para a estabilidade do mundo”, frisou.
O antigo diplomata advogou que muitos americanos tendem a desvalorizar a importância da política externa e de manter relações de proximidade com países e alianças internacionais como a NATO, recordando que a Organização do Tratado do Atlântico Norte invocou pela primeira vez o artigo 5.º do seu tratado fundador logo após os ataques contra os EUA de 11 de setembro de 2001.
A resposta da NATO ao 11 de setembro levou a organização a envolver-se ativamente na luta contra o terrorismo, a lançar as primeiras operações fora da área Euro-Atlântica e a iniciar uma transformação de longo alcance das suas capacidades, refere-se no portal da aliança militar.
Bruce Heyman defendeu que os americanos que vivem no exterior votam de maneira diferente daqueles que residem nos EUA, sustentando que quem está no estrangeiro avalia questões de política externa e a visão dos EUA no mundo no momento de depositar o voto.
“Se te preocupas com as relações dos EUA com aliados e com o exterior, tens de votar em Kamala Harris”, instou.
“Temos uma ameaça real a acontecer. Muito mais perto de vocês [de Portugal] do que de nós [EUA]. E Vladimir Putin [Presidente russo] é uma ameaça séria. Ele é uma ameaça séria para a estabilidade da Europa e do mundo”, reforçou, destacando o caráter de dissuasão da Aliança Atlântica.
Numa comparação entre o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris, Heyman disse à Lusa que só a candidata democrata se preocupa com a segurança e proteção da Europa e dos EUA.
“A minha mensagem para os americanos que estão em Portugal é que se registem, que vão buscar a sua cédula e que votem em Kamala Harris”, concluiu.
O ‘Democrats Abroad’ tem 52 comités em países por toda a Europa, Américas, Médio Oriente, África e Ásia. Esses comités visam manter os norte-americanos no exterior informados sobre os seus direitos e ajudam na participação no processo político dos EUA.
Na Convenção Nacional Democrata, que vai decorrer até esta quinta-feira, Kamala Harris e Tim Walz aceitarão as respetivas nomeações como candidatos a presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, numa corrida em que enfrentarão o magnata republicano Donald Trump, após Joe Biden ter renunciado à corrida à Casa Branca.













