Numa recriação do que foi a Guerra Fria, a Rússia volta-se para o Irão enquanto os Estados Unidos o fazem por Israel face ao ataque iminente ao território judeu.
A determinação de Vladimir Putin, ao longo das últimas duas décadas, em transformar o Ocidente no seu inimigo, forçou-o a procurar estranhos companheiros de viagem. À mercê da China economicamente e sempre a prestar apoio aos tiranos no poder em qualquer continente – como Al-Asad na Síria, Ortega e Maduro na América Latina ou Kim Jong-Un na Coreia do Norte – a Rússia também escolheu um lado no Médio Oriente e fez portanto, a favor do Irão, uma teocracia cruel e repressiva.
A visita a Teerão do antigo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, não só permitirá o Irão combater a imagem de solidão absoluta que acompanha os xiitas desde 1979, mas também um compromisso de ajudar o Irão no seu previsível ataque a Israel.
Vladimir Putin, através do seu intermediário, prometeu a Ali Khamenei e ao novo Governo de Masoud Pezeshkian a entrega de sistemas antiaéreos e vários carregamentos de armas sofisticadas, apesar do ‘rombo’ causado pela guerra na Ucrânia.
No entanto, de acordo com o jornal ‘El Español’, o presidente russo impôs uma condição: Putin tenta obrigar o Irão “a não atacar alvos civis”, uma exigência que não será mais do que um pró-forma para que os seus múltiplos aliados na Europa continuem a defendê-lo – nem Putin se preocupa minimamente com as baixas civis, nem o regime iraniano vai ficar vinculado a essa exigência.
A decisão russa de recorrer mais uma vez ao Irão parece uma aposta arriscada e com pouco futuro: é difícil compreender a hostilidade para com Telavive quando o Estado judeu manteve uma neutralidade questionável relativamente à invasão da Ucrânia, algo que Putin não quis recompensar em momento algum, colocando-se do lado palestiniano desde 7 de outubro.
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, voltou a insistir esta terça-feira que os EUA estão a fazer todo o possível para enviar ao Irão, através de países terceiros, a mensagem de que “não tem nada a ganhar” com um ataque. O preço a pagar é claro: instabilidade na região, refugiados por todo o lado e risco para as missões internacionais destacadas na região.














