Os alunos do 4º e 6º anos obtiveram melhores resultados a Inglês do que a Português nas novas Provas de Monitorização das Aprendizagens (MODA): a média situou-se nos 50 pontos, ao passo que a língua de William Shakespeare resultados mais altos, com 61 pontos, apontou esta terça-feira o jornal ‘Público’. Já nas provas de Português foram registados 51,4 e 48,6 pontos (do 4º e 6º anos, respetivamente) – Matemática teve 50,9 e 51,3.
“Em quase todas as provas, a média rondou os 50 pontos (numa escala de 0 a 100), verificando-se, no entanto, uma média significativamente superior na prova de Inglês do 4º ano (61 pontos) e de Português Língua Não Materna (58,1 pontos). Aliás, no caso destas duas provas, verifica-se que a percentagem de alunos classificados nos três níveis mais elevados (proficiente 1, proficiente 2 e avançado) ultrapassa os 70%, com 70,5% a Português Língua Não Materna e com 76,7% a Inglês”, indicou o Ministério da Educação.
O que quer dizer que “a maioria dos alunos já se encontra em níveis de proficiência superiores aos preconizados nos documentos curriculares destas duas disciplinas, nos respetivos anos de escolaridade”, apontou o Governo. “Neste primeiro ano, a realização das provas MODA vai já permitir ponderar atualizações e melhorias no âmbito da revisão em curso daqueles documentos.”
A prova de Português do 6º ano foi a prova com piores resultados: a percentagem de alunos classificados nos três níveis mais avançados foi de 44,3% – no entanto, cerca de 8,5% estão no “nível inicial”, o mais baixo, enquanto 18,9% não passaram do nível básico 1.
Segundo Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, os dados mostraram que é preciso investir mais no 1º ciclo do ensino básico. “O 1º ciclo é estruturante, um 1º ciclo bem feito é uma autoestrada para o sucesso. Mas temos alunos a chegar ao 5º ano com graves dificuldades na expressão escrita e oral”, apontou.














