Estrela da Amadora que ser o primeiro clube do mundo a dar uma percentagem das transferências dos jogadores aos adeptos com criptoativos

Depois de ter sido o primeiro clube de futebol português a lançar no mercado um ‘token’ digital próprio, agora o Estrela da Amadora pretende dar uma percentagem das transferências dos seus jogadores aos adeptos que tenham comprado “fan tokens” dos atletas em causa, segundo as informações obtidas pelo Jornal de Negócios. O clube liderado por André Geraldes espera agora o “sim” da FIFA.

Entrevistado pela publicação económica do grupo Cofina, o responsável do projeto, Paulo Lopo, explica que “mais do que uma jogada de marketing, acredito que este é o futuro da digitalização do desporto. Por um lado, garante liquidez aos clubes, que é uma das maiores dificuldades das equipas profissionais; e por outro, recompensa os adeptos que compram os ‘fans tokens’ por duas vias: podem ganhar com o sucesso financeiro do clube e podem ganhar com a valorização da moeda”.

Segundo o Negócios, “quando emitiu a primeira leva da criptomoeda que criou, os tricolores conseguiram vender metade. Das mil milhões de unidades lançadas para o mercado, a um preço de 0,00065 dólares, terá feito cerca de 275 mil euros.

Esta notícia surge dois dias depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que iria lançar um ‘fan token’ na app de envolvimento e recompensas para adeptos, Socios.com. A iniciativa resulta de uma parceria com a Chiliz, a principal fornecedora global de blockchain para a indústria do desporto e entretenimento.

Com o ‘$POR Fan Token’, a FPF assegura que “vai proporcionar aos adeptos portugueses espalhados pelo mundo uma nova e poderosa forma se envolverem com a Seleção Nacional”, pode ler-se no comunicado publicado na página da organização desportiva. Com estes ativos digitais colecionáveis, cunhados na blockchain Chiliz, os proprietários poderão ter acesso a votações e promoções exclusivas, prémios VIP, funcionalidades ativadas pela realidade aumentada, fóruns de chat, jogos e competições na plataforma Socios.

Com esta iniciativa FPF torna-se a 40.ª grande organização desportiva a juntar-se à elite da rede global da Socios.com’, que também inclui o FC Barcelona, AC Milan e a Seleção da Argentina.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.