Bernardo Almada-Lobo, Pedro Amorim, Teresa Bianchi de Aguiar e Luis Guimarães, professores na Universidade do Porto e partners na LTPlabs – consultora portuguesa especialista em análise avançada de dados, lançaram uma “bíblia” de analytics e Inteligência Artificial, para unir pessoas à tecnologia e apoiar o tecido empresarial.
Com o objetivo de oferecer “uma visão abrangente e prática para navegar na nova fronteira da capacidade homem-máquina”, quatro especialistas em análise avançada de dados e inteligência artificial lançam uma “sandwich” de analytics, para os que procuram redefinir a tomada de decisões empresariais.
Intitulada de “The Analytics Sandwich”, esta obra será apresentada a na Porto Business School, a 16 de maio – e os convidados a mergulhar na era da análise avançada de dados e da inteligência artificial para descobrir como os dados estão a redefinir a tomada de decisões empresariais.
“Neste livro, exploramos a extraordinária capacidade dos dados para resolver uma miríade de problemas, impulsionados por avanços na aprendizagem automática e na capacidade computacional. No entanto, ter apenas acesso aos dados não é suficiente – é necessário aplicar a framework da “Analytics Sandwich”, que une tecnologia e pessoas para alcançar resultados transformadores”, pode ler-se na sinopse da obra.
“Como referimos na contracapa do livro, não há tempo a perder nesta jornada rumo ao futuro da análise empresarial. Estas páginas exploram os fundamentos da análise, diferenciando entre abordagens técnicas e empresariais. Os leitores vão poder aprender a identificar oportunidades para aplicar análises avançadas e gerir projetos de analytics de forma eficaz, com vários casos práticos reais que ilustram como esta abordagem foi implementada com sucesso em diferentes contextos empresariais, oferecendo insights valiosos e exemplos concretos para orientar a sua própria jornada analítica”, revela Bernardo Almada-Lobo, um dos autores e Partner na LTPlabs.













