Em apenas um dia, morreram 276 pessoas em Espanha, seguindo a tendência dos últimas dias. Ou seja, foram menos cinco óbitos do que no dia anterior, de acordo com o boletim oficial deste sábado, dia 2 de Maio.
Ao todo, o país vizinho já registou 25.100 vítimas mortais desde o início da pandemia do novo coronavírus.
O número de casos de infecção também continua em queda. Nas últimas 24 horas foram confirmados 1.147 casos de infecção por Covid-19. Espanha tem, agora, 216.582 infectados.
Recorde-se que, a partir deste sábado, as pessoas com mais de 14 anos podem dar passeios e praticar desportos individuais. «Hoje damos um novo passo nas medidas de alívio do confinamento, mas devemos fazê-lo com prudência e responsabilidade. O vírus continua a estar aí», escreveu o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, numa publicação na sua conta pessoal no Twitter.
As medidas fixadas pelo Ministério da Saúde de Espanha estabelecem horários para que pessoas com mais de 14 anos que pratiquem desporto ou façam passeios a pé não coincidam com aquelas com mais de 70 anos ou com crianças que saem às ruas com um adulto.
Para os cidadãos com mais de 14 anos, o desporto individual e as caminhadas só podem ser realizados entre as seis e as 10 horas e entre as 20 e as 23 horas. A prática desportiva pode ser realizada uma vez por dia e sem limite de tempo dentro do horário permitido e dentro do município em que reside, enquanto as caminhadas devem ser realizadas a uma distância não superior a um quilómetro da casa onde vivem e podem ser acompanhadas por uma única pessoa com quem se viva, ou seja, caminhadas a pares.
As pessoas com mais de 70 anos e aquelas que precisam de sair acompanhadas por motivos de necessidade podem passear entre as 10 horas e o meio-dia e entre as 19 e as 20 horas.
O horário para que as crianças possam sair à rua, acompanhadas por um adulto, é entre o meio-dia e as 19 horas, segundo as medidas do Ministério da Saúde de Espanha, indicando que poderão passear diariamente, no máximo por uma hora e a uma distância não superior a um quilómetro da casa onde residem.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias “France-Press”, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 235 mil mortos e infectou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.














