Escola da Nazaré vence prémio da Fundação Galp e ganha 20 mil euros em painéis solares

O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré foi distinguido com o Prémio Escola Energy Up, atribuído anualmente pela Fundação Galp. O galardão, que distingue projetos escolares que promovam a sensibilização ambiental e consumos energéticos mais eficientes junto da comunidade educativa, prevê a instalação de painéis solares até um valor de 20 mil euros.

O projeto SmartAir, que tem como ideia central a sensibilização para a retoma do uso de bicicletas ou de veículos de tração elétrica, recebeu a pontuação mais alta do júri.

“O desenvolvimento do conceito assenta em pilares como o diagnóstico às condições de mobilidade na cidade, a realização de campanhas de sensibilização e ações de lóbi para melhoria dos acessos para o uso de meios de locomoção não poluentes”, é referido em comunicado pela Fundação Galp.

A iniciativa SmartAir já conta, de resto, com o envolvimento do município e deu origem à criação de um kit de medição de CO2 para avaliar a evolução dos níveis de poluição atmosférica.

O júri foi composto por representantes da Fundação Galp e da EI – Energia Independente, bem como dos parceiros do prémio: a ADENE – Agência para a Energia, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a DGE-Direção Geral de Educação, a DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Além do primeiro prémio, os jurados atribuíram ainda um valor até dois mil euros para apoio a projetos escolares na área da transição energética/inovação ao segundo classificado e um valor até mil euros para o mesmo efeito ao terceiro classificado, lugares ocupados pelo Agrupamento de Escolas de Monserrate, do distrito de Viana do Castelo e pelo Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, do distrito de Faro, respetivamente.

A Fundação Galp distingue anualmente, desde 2010, projetos escolares que promovam consumos energéticos mais eficientes junto da comunidade educativa, tendo como objetivo premiar e dar visibilidade a soluções sustentáveis e inovadoras, que sejam um exemplo para a sociedade em matéria de sensibilização ambiental.

Ler Mais


Comentários
Loading...