O litígio entre a Ericsson e a Samsung sobre pagamentos de royalties e licenças de patentes chegou ao fim, depois de a empresa sueca ter viabilizado um acordo “plurianual” sobre licenças globais de patentes com a rival, de acordo com a Reuters. A informação foi tornada pública esta sexta-feira pela fabricante sueca, apesar de não ter revelado o período do negócio, que inclui patentes para todas as tecnologias de telemóvel.
O acordo, que coloca um ponto final em vários processos judiciais que estavam em curso em vários países e que afetaram as receitas do primeiro trimestre da empresa, foi alcançado em tempo recorde, tendo em conta que o tipo de disputas de patentes entre empresas de tecnologia costumam decorrer vários anos até se chegar a um consenso.
O litígio agora encerrado teve início em dezembro, depois de a Ericsson ter avançado com uma ação nos EUA contra a Samsung.
O anterior conflito entre as duas empresas aconteceu em 2012, tendo a Samsung sido obrigada a pagar 536,17 milhões de euros à empresa sueca, além de o equivalente a anos de royalties para colocar um termo à disputa.
A Ericsson canaliza anualmente cerca de 4 mil milhões de euros para investigação, reunindo mais de 57 mil patentes.
Também a finlandesa Nokia , que tem um grande portfolio de patentes, resolveu uma questão semelhante com a Samsung no início deste ano.













