Vladimir Putin faz-se acompanhar por um drone intercetador: o analista militar ucraniano e especialista em guerra eletrónica Serhii “Flash” Beskrestnov publicou um vídeo nas redes sociais do presidente russo a inspecionar um desfile militar, com um membro do seu Serviço Federal de Proteção a carregar o drone.
Embora o local onde a filmagem foi obtida não tenha sido declarado, presume-se que tenha sido filmado após o desfile do Dia da Vitória, em Moscovo, a 9 de maio último.
Putin, acompanhado pelo ministro da Defesa Andrei Belousov, pelo comandante do desfile de 9 de maio Oleg Salyukov e outros membros da comitiva presidencial, é visto ao fundo do vídeo a cumprimentar as fileiras de oficiais superiores uniformizados.
Em primeiro plano, um homem de fato com um crachá de identificação preso a um cordão no pescoço é visto a carregar uma bolsa preta à prova d’água que cobre parcialmente um objeto em forma de cruz no qual estão montadas pequenas hélices de três pás.
As partes visíveis do objeto exibem características consistentes com as do drone intercetador russo Yolka — um drone cinético projetado para intercetar drones kamikaze de visão em primeira pessoa (FPV), de reconhecimento, de bombardeiros e outras munições de espera, colidindo fisicamente com o seu alvo.
O Yolka é lançado através de uma catapulta reutilizável antes de adquirir um drone que se aproxima usando o que é descrito como a sua capacidade de “auto-homing”.
Embora seja basicamente um intercetador, acredita-se que o Yolka também pode ser equipado com uma ogiva, permitindo que atue como um drone kamikaze.
Um vídeo publicado no ‘YouTube’ pela “Armourdesia Military Hardware” dá uma ideia do funcionamento e da capacidade de “disparar e esquecer” do intercetador.














