
Eniax chega a Portugal e promete usar Inteligência Artificial para reduzir em 50% as faltas a consultas e exames
A Eniax começou a operar em Portugal e utiliza um sistema baseado em inteligência artificial para facilitar a comunicação entre hospitais e pacientes, reduzindo a falta de comparência em ambientes médicos e hospitalares.
De acordo com a empresa, estima-se que 20% dos pacientes não compareçam a consultas médicas em todo o mundo. Com a implementação desta tecnologia em mais de 230 clínicas em Portugal, Espanha, Chile, Argentina, Perú, Bolívia e República Dominicana no setor público e privado, a empresa conseguiu diminuir em 50% as faltas a consultas e exames.
A solução da empresa pretende garantir melhorias na gestão das interações nos serviços hospitalares através de funcionalidades que permitem a confirmação, reagendamento e cancelamento de consultas e o acompanhamento personalizado de cada paciente.
“Temos como principal objetivo apoiar o paciente e impactar de forma positiva o setor da saúde português, através de soluções que se adaptam aos canais dos serviços hospitalares, e trabalhar diariamente para oferecer a melhor experiência na jornada do paciente”, afirma Aline Gómez-Acebo.
A Eniax utiliza a assistente virtual “Patrícia™” para fazer o agendamento de consultas e exames e triagem digital antes de qualquer compromisso médico, tendo também a capacidade de alertar os pacientes sobre exames periódicos que devem ser realizados em determinadas alturas da vida.
“O motor de processamento de linguagem foi treinado com base em mais de 80 milhões de casos até alcançarmos um nível ótimo de resposta a diversos contextos. Para além da assistente virtual, contamos ainda com uma equipa interna de profissionais com amplo conhecimento administrativo na área da saúde”, explica Aline Goméz-Acebo.
A empresa sublinha ainda que, no futuro, pretende continuar a investir em Portugal.