Energia solar vai liderar mercado das renováveis

A pressão no sentido de cumprir o Acordo de Paris está a aumentar e os países olham para diferentes soluções energéticas, mas qual será a opção mais popular? De acordo com dados da International Energy Agency (IEA), a energia solar deverá liderar o mercado das renováveis.

No total, o crescimento das energias renováveis tendo em vista a geração de electricidade deverá ser igual à capacidade energética dos Estados Unidos da América, no prazo de cinco anos. Trata-se de um aumento de 1200 GW (+50%) em relação aos níveis actuais.

Deste crescimento, 60% dirá respeito à energia solar, em virtude dos custos decrescentes da instalação e painéis solares. A mesma agência, citada pela Fortune, indica que embora os painéis solares também estejam a crescer nos lares de consumidores privados, será a sua utilização em edifícios comerciais e industriais a ditar o salto.

Actualmente, a quota das renováveis na geração total de energia a nível global é de 26%. Em 2024, a IEA antecipa que chegue aos 30%, mas nem tudo são boas notícias. Apesar da previsão optimista, a agência alerta que é necessária uma cooperação mais estreita entre governos, empresas e consumidores, sob pena de não se cumprir o Tratado de Paris.

pub

Comentários
Loading...