
Empresas que só se preocupam com a rentabilidade correm o risco de não ter sucesso, revela estudo da Católica
De acordo com um novo estudo realizado pelo Center for Responsible Business & Leadership da Católica-Lisbo, as empresas sem propósito e valores, onde a única preocupação é a rentabilidade, correm o risco de não ter sucesso a longo prazo, a menos que tomem a iniciativa de mudar o modo como conduzem o seu negócio.
O “Estudo Liderança Responsável: Em que consiste e que caminho para Portugal?”, que contou com duas amostras baseadas em Portugal e uma baseada nos EUA, bem como um estudo qualitativo com 15 entrevistas a líderes portugueses de diferentes empresas, dá conta da importância de as empresas adotarem um papel mais ativo no sentido de se responsabilizarem pelas consequências da sua atividade e de tentarem que as mesmas tenham um impacto positivo no mundo.
“O caminho a seguir para se ser uma empresa de sucesso passa por ir para além do estabelecido por lei e de tomar iniciativa no sentido de procurar soluções cada vez mais responsáveis e éticas. Ao seguirem nesta direção, não só se transformam em empresas nas quais os consumidores confiam e, como consequência, com boa reputação, mas também aumentam o seu potencial para atrair talento”, sublinha a Católica-Lisbon.
De acordo com o estudo, existem cinco principais características da liderança responsável: Ética; Honestidade; Autenticidade; Ser fonte de inspiração; Humildade.
A análise sublinha ainda que existe cada vez mais uma maior noção de responsabilidade para com as pessoas, sendo que um fator intrínseco às organizações, e que foi identificado como catalisador da liderança responsável, a nível empresarial, foi a equipa e o seu bem-estar. “A existência de uma equipa motivada, competente e que acredita nos mesmos valores da empresa foi descrita como potenciadora de resultados positivos”, sublinham.