pub

Empresas comprometidas com manutenção dos postos de trabalho. Mas 17% ainda espera despedir

Cerca de 17% das empresas esperam diminuir o número de colaboradores (em média de 25% o número de efetivos), o que mesmo assim é bem melhor do que a previsão de quebra de vendas, o que significará um esforço das empresas em manter postos de trabalho face à quebra de vendas, segundo apurou a CIP – Confederação Empresarial de Portugal através do inquérito feito às empresas em Portugal sobre a sua situação atual.

“Número de empresas que preveem diminuir o número de empregados passou de 21% para 17%, o que é uma evolução positiva”, aponta o inquérito, divulgado esta segunda-feira.

Empresários e gestores respondem sobre os atuais níveis de vendas, prazos de pagamento e encomendas em carteira, mas também sobre as perspetivas que têm de evolução das vendas, recursos humanos e investimento.

Os empresários foram ainda ouvidos sobre as suas expectativas para o último trimestre do ano, quando continuamos num contexto marcado pela pandemia da Covid-19.

Para este período, as expetativas de vendas das empresas respondentes para os próximos 3 meses é claramente negativa face a 2019 (com 60% a esperarem uma diminuição versus 12% a esperarem um crescimento). Das 60% das empresas que esperam diminuir vendas, a média da quebra esperada é de 36%. Enquanto as 12%, esperam aumentar 19% em média.

Acresce ainda que 39% pensam diminuir investimento de 2021 versus 2019, mas o mais preocupante é a quebra média de 53%. Estes valores estão em linha com o mês anterior.

Recorde-se que este inquérito integra a segunda fase do Projeto Sinais Vitais, desenvolvido pela CIP, através das associações que a integram, em conjunto com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com o objetivo de recolher informação atualizada sobre a posição dos responsáveis pelas empresas portuguesas e sobre o impacto que diferentes situações têm nestas, no quadro da situação de exceção provocada pela pandemia de covid-19.

 

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...