A Força Aérea Portuguesa (FAP) lançou um concurso no final de setembro do ano passado para o aluguer de três helicópteros pesados até 2023 — pelo valor base de 18,9 milhões de euros —, mas a mais bem posicionada é uma empresa da Moldáva que está na lista das que estão banidas de operar comercialmente no espaço europeu, avança o Expresso.
Nesta fase, apresentadas as propostas, concorreram onze empresas aos seis lotes a concurso (os contratos são divididos por lotes tendo em conta o tipo de aeronave em causa e a duração do contrato). Ao lote 6 concorreram três empresas e a AIM Air, da Moldávia, é a primeira da ordenação, por ter apresentado o preço mais baixo. No entanto, a AIM Air está na lista de empresas banidas pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação, que certifica todas as companhias de aviação civil que podem operar no espaço da União Europeia.
A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) explica, ao Expresso, que o regulamento se aplica apenas a transporte aéreo comercial, o que significa “transporte de passageiros e carga remunerado ou por contrato”. As regras “não se aplicam a voos privados e a voos não-comerciais”, mas os concorrentes têm interpretação diferente. Falta saber a decisão do júri, que deverá dar a conhecer o relatório preliminar nos próximos dias.




