Em jovem a NASA disse-lhe “não”. Agora esta mulher de 82 anos é a companhia de Jeff Bezos na viagem ao Espaço

Wally Funk, uma mulher de 82 anos que treinou para o programa Mercury da NASA, mas que nunca colocou os pés no Espaço, será a quarta ocupante da aeronave da Blue Origin que levará Jeff Bezos, o irmão e outros tripulantes até ao Espaço dia 20 de julho.

O anúncio foi feito pela própria empresa espacial de Bezos. Para além destas três pessoas, a missão contará ainda com a presença de alguém que esteve disposto a pagar mais de 25 milhões de euros em leilão e cuja identidade ainda não foi revelada.

No Instagram, Bezos publicou uma foto com Funk, que acompanhou com uma legenda onde escreveu: ” A Funk será a nossa convidada de honra”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Jeff Bezos (@jeffbezos)

A agora mulher de 82 anos foi a candidata mais apta do programa  “Mercúrio 13”, também conhecido como “Programa Mulheres no Espaço”, lançado em fevereiro de 1961, com o financiamento de empresas privadas com o intuito de colocar  as primeiras mulheres nos programas espaciais da NASA.  Das 13 mulheres que fizeram os testes nenhuma avançou para uma única missão.

Os EUA tiveram de esperar até 1983 para ver a primeira mulher a ir ao Espaço, a astronauta Sally Ride.

 

“Apresentei-me diante da NASA quatro vezes para me tornar astronauta e diziam-me: és uma mulher não podes fazer isso”, confessou Funk no vídeo promocional da Blue Origin lançado esta semana.

A Funk tem uma vasta experiência enquanto piloto de aeronaves, contando com 19.600 horas de voo e tendo já ensinado  mais de 3.000 pessoas a pilotar aviões.
Ler Mais


Comentários
Loading...