Elon Musk ganhou mais do que todos os outros CEOs em 2020

Elon Musk terá recebido cerca de 11 mil milhões de dólares no ano passado. Cálculos da Forbes mostram que o líder da Tesla e da SpaceX será o CEO mais bem pago de todos, embora o seu nome ainda não conste nas listas oficiais que vão sendo publicadas. Segundo esta publicação, porém, a atribuição de ações da Tesla em 2020 terá garantido uma compensação adicional significativa.

Elon Musk desenhou um plano de compensações no valor de 2,3 mil milhões de dólares que deveria estender-se ao longo de uma década, com início em 2018. No entanto, só no ano passado é que entrou em ação.

As regras estabelecidas quanto à atribuição de prémios têm por base o alcance de determinados objetivos, seja em termos de receita, EBITDA ou avaliação de mercado. No total, Elon Musk tem a possibilidade de comprar 101,2 milhões de ações da Tesla por 70 dólares cada. Este valor contrasta com o preço atual de 670 dólares por ação que é preciso pagar para investir na empresa.

Segundo a edição norte-americana da revista Forbes, esta compensação está dividida em 12 tranches, sendo que cada uma delas vai sendo desbloqueada com a concretização de determinadas metas. As primeiras quatro parcelas foram desbloqueadas em 2020, com a Tesla a bater recordes na bolsa e a impulsionar a fortuna de Elon Musk. Neste momento, é considerado a terceira pessoa mais rica do Mundo.

Cada tranche oferece a Elon Musk a hipótese de comprar 8,4 milhões de ações da Tesla. Os cálculos da Forbes indicam que o empresário terá recebido 11 mil milhões de dólares em ações, no ano passado, mas como não pode vender já essa participação não é incluído nas listas dos mais bem pagos. Terá de manter as ações durante cinco anos antes de poder avançar com algum tipo de transação.



Comentários
Loading...