Elon Musk cumpre sonho de 42,5 milhões de euros e cria “metro da Tesla”. Sucesso ou o CEO está a escavar o próprio buraco?

Esta semana o sonho de Elon Musk tornou-se realidade. Estreou o Las Vegas Convention Center (LVCC) Loop, um túnel que custou 42,5 milhões de euros e que se transforma num sistema de transporte público muito semelhante a um metro, mas operado por automóveis Tesla, sendo 100% elétrico.

Como explica o site do projeto, “se numa linha de metro de 100 estações, um comboio é obrigado a parar de uma em uma até chegar à centésima, no caso do Loop, um veículo Tesla envia o passageiro da estação 1 para estação 100 diretamente e até aos100km/h”.

Para a construção deste túnel foram feitas escavações de 12 metros de profundidade, com 2,4km de extensão, para abrigar três estações. Pelo menos por agora, a meta é que o sistema ligue Las Vegas inteira, com túneis até ao aeroporto local e ou ao centro da cidade, repleto de casinos e resorts.

O sistema LVCC Loop foi projetado para 4.400 passageiros por hora, com uma operação total de 62 automóveis, reduzindo um percurso que demoraria, em condições normais, 30 minutos, para uma corrida de dois minutos.

Este é o projeto pertence à Boring Company (TBC), a startup de transportes fundada em 2016 por Musk. O CEO  confessa que teve esta ideia “enquanto morava na sua antiga casa em Bel Air, onde contemplava os engarrafamentos até o Aeroporto Internacional de Los Angeles”.

O CEO da Tesla chegou mesmo a pensar fundar o primeiro túnel deste género na sua cidade natal, mas o regulador não permitiu e, em 2019, Musk chegou a um acordo com a cidade de Las Vegas.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...