Elevador da Glória: Câmara de Lisboa e Carris não tinham qualquer denúncia ou queixa sobre manutenção

Dirigente da FECTRANS (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações) indicou, no dia da tragédia, que “havia sistematicamente queixas e reportes da falta de tensão do cabo de sustentação deste elevador”

Francisco Laranjeira
Setembro 8, 2025
13:09

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia garantiu esta segunda-feira que nem a Carris nem a autarquia receberam denúncias ou queixas sobre a manutenção dos elevadores lisboetas, indicou o jornal ‘Observador’.

Recorde-se que na passada quarta-feira, no dia do trágico acidente, um dirigente da FECTRANS (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações) indicou que “havia sistematicamente queixas e reportes da falta de tensão do cabo de sustentação deste elevador que ia provocando dificuldades no próprio sistema de travagem”, uma informação que já tinha sido desmentida pelo presidente da Carris.

Segundo o responsável pelos pelouros da mobilidade e transportes, a questão nunca foi levantada em reuniões municipais pelos vereadores da oposição, ou por executivos municipais em mandatos anteriores.

Pedro Bogas, presidente da Carris, reiterou esta manhã que a situação de segurança do Elevador da Glória nunca foi sinalizada, lembrando que promoveu, antes do acidente, uma reunião de segurança e manutenção de todas as atividades da empresa com trabalhadores e chefias da Carris – na reunião, não foi alertado para qualquer situação de segurança dos elevadores históricos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.