Elevador da Glória: câmara de Lisboa aprova “por unanimidade” propostas de apoio. Portal da transparência também avança

Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da autarquia da capital, falou aos jornalistas depois da reunião extraordinária da câmara

Francisco Laranjeira
Setembro 8, 2025
15:44

Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, indicou, ao início da tarde, que a reunião extraordinária aprovou “por unanimidade, em grande medida, as propostas”. “Houve um esforço grande para as propostas serem aprovadas por unanimidade, há uma ou outra que por questões pontuais poderá merecer uma abstenção aqui e um voto contra ali, mas no essencial devo dizer que a preocupação essencial da câmara é unânime”.

Entre as propostas aprovadas, está a realização de uma nova reunião extraordinária da CML, marcada para dia 16, com um ponto único de prestação de esclarecimentos pelo Conselho de Administração da Carris.

Uma das propostas aprovadas visa o lançamento do portal da transparência. “Compreendemos que nesta altura há muitas perguntas, há um sentimento grande de frustração. Não percebemos como é que uma coisa destas acontece”, indicou o responsável autárquico. “O volume de pedidos sobre documentos e processos é enorme e pedimos à Carris que crie condições para essa informação ser partilhada”, frisou.

O vereador para a Mobilidade na capital indicou também “queria sinalizar que na reunião esteve presente o presidente da Carris [Pedro Bogas] para nas próximas semanas, provavelmente, disponibilizar toda a informação necessária” e que haverá “mais uma reunião de câmara”. “Da parte da Administração da Carris, há uma vontade muito grande de esclarecer esta tragédia, que não devia ter acontecido.”

“Ninguém está a lidar com isto à defesa, com preocupação de ser posto em causa. Nós queremos que toda a informação seja de conhecimento público, independentemente das consequências”, concluiu Anacoreta Correia.

Recorde-se que a autarquia de Lisboa vai propor a criação de um Fundo Municipal de Apoio às Vítimas da tragédia do Elevador da Glória, assim como a atribuição do nome de uma rua e a construção de um memorial coletivo de homenagem aos guarda-freios. Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, adiantou ainda que está em cima da mesa a criação de um gabinete de apoio às famílias e de um portal da transparência, para se disponibilizada a informação e documentação sobre a tragédia.

“Há uma preocupação em termos de uma proposta de apoio, de resposta imediata em termos da criação de um Fundo Municipal de Apoio às Vítimas ligadas a este acidente. Para além disso, uma preocupação também de homenagem e de reconhecimento, nomeadamente ao guarda-freios, onde propomos a atribuição do nome de uma rua e a criação de um memorial coletivo”, salientou o responsável autárquico.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.