“Eles comem o que nós comemos”: Hamas divulga um vídeo de refém israelita extremamente magro e num túnel apertado

O braço armado do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, divulgou esta sexta-feira um vídeo do refém israelita Evyatar David no que parece ser um túnel extremamente estreito em Gaza, anunciando-o com a frase “Eles comem o que nós comemos”

Francisco Laranjeira
Agosto 1, 2025
18:31

O braço armado do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, divulgou esta sexta-feira um vídeo do refém israelita Evyatar David no que parece ser um túnel extremamente estreito em Gaza, anunciando-o com a frase “Eles comem o que nós comemos”.

A 22 de fevereiro último, as brigas publicaram um vídeo de David, então numa carrinha a assistir à libertação ao vivo de um refém no âmbito do cessar-fogo então em vigor: de lá para cá, o refém perdeu peso drasticamente.

No vídeo recém-publicado, o grupo armado alternou imagens de crianças desnutridas em Gaza com as de David, preso numa sala de apenas um metro de largura, e outras do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, a garantir no último domingo que permitiria uma quantidade “mínima” de ajuda em Gaza para manter a sua ofensiva na faixa.

Também está presente o ministro ultranacionalista Itamar Ben Gvir, que no início desta semana reagiu à decisão do Governo de permitir a entrada de mais ajuda na Faixa de Gaza, dizendo: “Ajuda humanitária? O que deveria ser enviado para Gaza são bombas.”

Segundo vídeo de reféns em apenas 24 horas

Este é o segundo vídeo de pressão psicológica divulgado pelas milícias de Gaza em 24 horas. Na noite desta quinta-feira, a Jihad Islâmica Palestina divulgou outro vídeo do refém Rom Braslavski, a falar em lágrimas por cerca de cinco minutos, num sussurro, exigindo que Israel permita a entrada de alimentos no enclave.

O Hamas frequentemente divulga vídeos de reféns, uma ferramenta de pressão psicológica sobre Israel, em momentos críticos das negociações de cessar-fogo em Gaza. Atualmente, as negociações estão paralisadas, e o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, está no país para tratar da situação.

As imagens também foram divulgadas num momento em que Gaza sofre uma grave crise de fome causada por Israel, que bloqueou a entrada de alimentos em Gaza ao longo de meses. Durante 11 semanas, entre março e maio, o bloqueio foi total, enquanto o fluxo de ajuda agora é muito limitado.

Evyatar David tem 24 anos e, assim como Rom Braslavski, foi raptado por militantes de Gaza no festival de música Nova durante o ataque de 7 de outubro de 2023.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.