Marta Temido, cabeça de lista do Partido Socialista às eleições europeias de 9 de junho, lidera as intenções de voto, segundo indica uma sondagem do ‘ICS/ISCTE’ realizada para o ‘Expresso’: os resultados apontam que os socialistas lideram com uma distância de seis pontos percentuais face à AD, liderada por Sebastião Bugalho – após, a distribuição dos indecisos, a percentagem dos dois partidos é, respetivamente, 32 e 26%.
De acordo com a sondagem, o Chega é a terceira força política, com 18% das intenções de voto, seguido pelo Bloco de Esquerda, com 5%, e Iniciativa Liberal e CDU, ambos com 4%. Seguem-se o Livre e o PAN, com 2% cada – por último, o ADN, de Joana Amaral Dias, com 1% das preferências dos eleitores portugueses.
Assim, com estes resultados, a distribuição dos mandatos é a seguinte: oito para o PS (menos um do que atualmente), seis para a AD (o mesmo número de eleitos pelo PSD), quatro para o Chega, um para Bloco de Esquerda e CDU (que neste momento têm dois) e um para a Iniciativa Liberal. O PAN perde o seu eurodeputado e Livre a ADN não asseguram um representante.
De acordo com o jornal semanário, o empate verificado pelas eleições legislativas de março está a desfazer-se, com vantagem para o PS – a sondagem tem ainda uma margem de erro de 3,1%, o que pode eventualmente proporcionar um cenário de vencedor menos claro: a AD tem um resultado máximo de 29,1% e o PS um limite mínimo de 28,9%.













