
El Corte Inglés coloca 26 mil funcionários em lay-off e garante 100% do salário
O El Corte Inglés apresentou esta quarta-feira, em Espanha, ao Ministério do Trabalho a suspensão temporária (lay-off) de 25.900 funcionários na sequência da cessação da atividade sofrida pelo grupo em várias das suas áreas de negócios, avançam os media espanhóis
A empresa garante que a medida, que “procura manter o emprego” , durará 14 dias a partir da entrada em vigor do decreto que oficializou a decisão do governo espanhol em declarar Estado de Emergência para todo o país. “O prolongamento da nossa decisão será determinada mediante o tempo que esta situação durar”, explicou a empresa.
A empresa comprometeu-se a complementar as contribuições feitas pelo Estado, de forma a cobrir integralmente o pagamento dos vencimentos dos trabalhadores afetados pelo lay-off.
Grandes Armazéns, Sfera e Viagens El Corte Inglés
A medida afeta 22 mil trabalhadores nas suas mas também em algumas das suas subsidiárias. É o caso, por exemplo, da Sfera, cujas lojas estão fechadas devido ao alerta de saúde, e que levou a um lay-off de 2 mil trabalhadores.
Da mesma forma, o lay-off inclui 1.900 funcionários da “Viajes El Corte Inglés” que trabalham em lojas de rua ou em centros comerciais. Neste caso o lay-off começará a contar a partir de amanhã e durará até o final do alerta de saúde.
O lay-off anunciado pelo El Corte Inglés e as suas subsidiárias é o maior em Espanha, até o momento, embora afete menos de um terço da força de trabalho total do grupo de lojas, que excede 90 mil trabalhadores. na Espanha.
Portugal responde às contigências
EM Portugal, o El Corte Inglés informou que os supermercados vão abrir uma hora mais cedo (às 9h) para atender profissionais da área de saúde, forças de segurança e proteção civil e e ainda para atender as pessoas de idade superior a 65 anos ou de especial vulnerabilidade, informou a empresa espanhol em comunicado enviado às redações.
Porém,o grupo assegurou que “continua a trabalhar para manter o fornecimento sem interrupções nos seus supermercados” e adoptou o horário de abertura ao público para o período entre as 10h e as 19h, todos os dias da semana e enquanto as actuais circunstâncias se mantiverem.
O El Corte Inglés de u ainda nota de que ainda que está a reforçar os seus serviços de entregas ao domicílio e de recolhas no parque como é o caso do Click & Car.