Efacec participa em projeto para criar a primeira Comunidade de Energia Renovável do Porto

A Efacec vai entregar à Câmara Municipal do Porto painéis fotovoltaicos para serem instalados nos telhados de alguns prédios da cidade, abrangendo mais de 180 famílias, e no telhado a Escola Básica de Agra. A participação acontece no âmbito do projeto “Asprela + Sustentável” que pretende criar a primeira Comunidade de Energia Renovável da cidade do Porto.

Os painéis a ser fornecidos pela Efacec, e que serão instalados pelo município, pertencem à gama Flexergy, sendo que um desses painéis, chamado ‘Battery Block’, é composto por baterias elétricas reaproveitadas provenientes de carros elétricos. A Efacec irá também fornecer um sistema de gestão de energia e soluções suportadas por algoritmos de inteligência artificial para monitorizar e otimizar a produção e os consumos.

Avança a Efacec, em comunicado enviado às redações, que o projeto pretende promover “uma gestão eficiente da energia, o aumento da penetração de energia de fontes renováveis, a redução da produção de resíduos, maximizando a sua reutilização e reciclagem”, transformando a zona de Asprela, na freguesia de Paranhos, num “laboratório vivo destinado a mitigar as alterações climáticas, com o objetivo de tender para a neutralidade carbónica na cidade do Porto”.

Estima-se que o projeto “Asprela + Sustentável”, promovido pela Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, esteja totalmente implementado até dezembro de 2023.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.