EDP Ventures faz primeiro investimento em hidrogénio de 2 milhões de euros

A EDP Ventures, braço de capital de risco da EDP, participou em ronda internacional de financiamento Série A e investiu dois milhões de euros na HySiLabs, startup com base em França que está a desenvolver um método mais simples e económico para o transporte e armazenamento seguro de hidrogénio.

O financiamento alcançado irá apoiar o desenvolvimento da tecnologia patenteada da HySiLabs, que pretende dar resposta aos desafios do transporte e do armazenamento de hidrogénio.

“A EDP acredita que o hidrogénio renovável será um facilitador fundamental para a transição energética e pretende ser um agente ativo no seu desenvolvimento à escala global”, explica Luís Manuel, membro do conselho de administração da EDP Inovação, da qual a EDP Ventures faz parte.

Luís Manuel explica ainda que a inovação criada por esta startup está no processo único criado para trancar moléculas de hidrogénio num veículo líquido à base de sílica, a partir do qual pode depois ser libertado sempre que necessário.

Para Corine Dubruel, presidente e CEO da Hysilabs, “o hidrogénio será uma pedra angular da transição energética – quer para o armazenamento sazonal de energia a longo prazo, quer para a utilização de combustível industrial”.

Além da EDP Ventures, a operação de financiamento liderada pela Equinor Ventures contou com o Fundo do Conselho Europeu de Inovação e a PLD Automóvel, e ainda com o apoio dos investidores Kreaxi, Région Sud Investissement e CAAP Création. No final, a ronda Série A somou um valor total de 13 milhões de euros.

EDP instalou mais de 700 mil painéis solares em Portugal e Espanha em “ano recorde”

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.