A EDP vai investir 2,5 mil milhões de euros, até 2026, para instalar mais 4GWp em projetos solares para famílias e empresas: de acordo com o grupo, a geração solar distribuída tornou-se num dos segmentos de negócio de mais rápido crescimento e deverá representar cerca de 50% de todas as novas adições de energia solar a nível global nos próximos anos.
“A geração solar distribuída representa uma enorme oportunidade para acelerar a transição energética em conjunto com os nossos clientes. Estamos orgulhosos por podermos ser parceiros de milhares de empresas e famílias para gerar energia limpa, segura e acessível para todos”, afirmou Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da EDP.
“Este segmento de negócio pode proporcionar, de forma eficiente, poupanças significativas nos custos de energia para os nossos clientes, uma vez que envolve tempos de licenciamento e desenvolvimento mais curtos e um retorno do investimento mais rápido, quando comparado com projetos de energias renováveis de maior escala. Responde também às crescentes aspirações de independência energética dos nossos clientes”, explicou o responsável.
A EDP instalou até à data cerca de 1,6 GWp de capacidade de solar distribuído em clientes empresariais e residenciais em todo o mundo, dos quais 0,9 GWp através do modelo As-a-Service (em que assegura 100% do investimento inicial e estabelece um contrato de longo prazo com o cliente).














