EDP apresenta hoje novo plano estratégico até 2025

A EDP vai apresentar esta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, a nova estratégia que vai marcar a ação da empresa entre o período 2021-2025, de acordo com uma nota divulgada no site.

O evento vai decorrer online pelas 8h55 desta quinta-feira.

Quando foi eleito CEO em janeiro, Miguel Stilwell de Andrade tinha anunciado que, no final do ano passado, a EDP já tinha concluído grande parte da estratégia prevista até 2022, e que o novo plano seria comunicado até março.

O anterior ‘strategic update’ abrangia o período 2019-2022.

A EDP cumpriu várias metas propostas no anterior plano, como é o caso da venda das seis barragens no Douro ao consórcio liderado pela Engie por 2,2 mil milhões de euros, que permitiu à elétrica superar a meta de encaixe de 2 mil milhões com a alienação de ativos até 2022.

A apresentação do novo plano ocorre um dia depois de a empresa anunciar os resultados de 2020, publicados esta quarta-feira, depois do fecho da Bolsa de Lisboa.

A EDP obteve, no ano passado, lucros atribuíveis aos acionistas de 801 milhões de euros, um crescimento de 56% em termos homólogos, adiantou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na mesma nota, o grupo referiu que, por sua vez, o resultado líquido recorrente “subiu 6%, em 2020, para 901 milhões de euros, suportado pelo crescimento da atividade de produção de energia renovável, que registou um aumento de 7% face a 2019, para os 47,3 TWh [terawatt-hora] de produção eólica, hídrica e solar”.

O EBITDA do grupo (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu, no mesmo período, 3950 milhões de euros, um aumento de 6% em relação a 2019.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...