Transição digital nas empresas – Como digitalizar o seu negócio

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

A transição digital nas empresas dá-lhes as ferramentas para enfrentar novos desafios e traz mais oportunidades de negócio. Veja como ela é feita e as vantagens.

Saiba como funciona e o que fazer para a transição digital nas empresas

Hoje as pessoas vivem num mundo digital e, por isso, é essencial que também as empresas se adaptem a essa nova realidade. Veja como é feita e as vantagens da transição digital nas empresas

Hoje em dia, a transição digital nas empresas é uma realidade e uma necessidade, que abrange desde os negócios mais simples até aos gigantes empresariais. E, cada vez mais, surgem negócios totalmente online para responder a necessidades e gostos das pessoas. No primeiro caso, com plataformas como a Uber, o AirBnB ou a Netflix, e na segunda vertente com sites como o Deunoposte.com.

A transição digital nas empresas é feita de diversas formas e a diferentes velocidades, mas sempre com uma certeza. As vantagens são imensas e sentidas a diferentes níveis. Conheça as formas de digitalização dos negócios, as vantagens e os pilares para essa mudança nas empresas.

 

As formas de digitalização

Trazer o online para os negócios, mesmo aqueles que operam com produtos e serviços físicos, abarca todos os departamentos e formas de agir das companhias. E o primeiro passo para a transição digital das empresas é procurar as ferramentas e suportes para entrar nesse novo mundo. Isso pode ser feito com programas de gestão de inventários ou de rotas, softwares de contabilidade e até usando smartphones para garantir que os dados e informações são transmitidos em tempo real.

Depois, o próprio modelo de negócio deve ser alterado para trazer novas oportunidades. Porque, se os clientes estão na internet, é essencial chegar a esses novos públicos. Isto pode passar por soluções muito simples, como uma página de Facebook onde se interage e se recebem os pedidos, até à criação de sites com apresentação dos produtos, registo dos pedidos, pagamento online e rastreamento das encomendas.

Por fim, há que assegurar que todos os departamentos entram nesta mudança. Isso significa que os recursos humanos e áreas do negócio devem estar interligados e relacionar-se através da internet, com partilha de dados, otimização dos fluxos de trabalho e capacidade para receber novas tecnologias.

 

As vantagens da transição digital nas empresas

Mesmo aqueles que mais temem a digitalização devem estar cientes que os benefícios dela surgem a diversos níveis. Porque as vantagens são várias e combinam-se para tornar as empresas mais competitivas.

  • Mais eficiência – A otimização do fluxo de trabalho reduz o tempo para entregar os seus produtos e serviços. Isso significa um melhor aproveitamento dos recursos humanos e melhores processos;
  • Menos despesas – Reduzir tempos gastos, não perder oportunidades de negócio e reduzir os espaços físicos para armazéns logísticos ou guardar informações tornam a empresa mais robusta;
  • Mais dados – A internet permite recolher mais dados sobre os clientes e os seus processos internos. E, ao conhecer ao detalhe os clientes e onde melhorar na forma de atuar, as empresas têm diversas vantagens;
  • Melhor relacionamento com clientes – A capacidade de contactar com clientes em tempo real e ter um manancial de dados sobre eles diz às empresas saber “onde está o ouro” e potenciar os seus pontos fortes;
  • Mais inteligentes – A combinação das melhorias indicadas anteriormente torna as empresas mais inteligentes e preparadas para o futuro.

Os momentos da transição digital

A transformação da empresa para abraçar as oportunidades do mundo digital acontece em diferentes fases. Desde o “Momento 0”, em que se encontram novas ferramentas ou se criam moradas digitais, é preciso repensar a estratégia, o modelo de negócio e os processos internos, para se adaptarem a este novo mundo. Depois, na fase da execução surgem novas formas de relação com os clientes e espaços para criar negócio. Por fim, é feita toda a análise dos dados recolhidos, para evoluir continuamente e colher ainda mais frutos da transição digital nas empresas.

Ler Mais