Os patrocínios mais marcantes do desporto mundial em 2022

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

Há fases onde as equipas de futebol ambicionam tanto os patrocínios como os golos que dão vitórias em campo. E por mais que os golos sejam o objetivo principal da modalidade, a parte financeira representa também um papel importante no destino dos clubes desportivos. Por este motivo, conseguir bons acordos é visto como a conquista de um título de suma importância.

Em ano de Campeonato do Mundo, como é 2022, o dinheiro — que rodeia o futebol — dá a cara. As equipas, as ligas e a FIFA estão atentas e prontas para encontrar o melhor acordo, que terminará por ser aquele que injete maiores investimentos na estrutura do futebol.

E por falar em campeonato do mundo, esta edição contou com alguns velhos conhecidos, como a Adidas, responsável pelas bolas do mundial desde 1970, na edição celebrada no México, ou a Coca-cola, também presente desde 1974; e novos parceiros, como a Betano, do Grupo Kaizen, que marcou a história como a primeira casa de apostas no mundial, e a QatarEnergy, empresa de energia do país sede que se tornou parceira da FIFA no ano passado.

Vejamos outros casos de equipas que conseguiram encontrar parceiros para uma jornada de sucesso no relvado.

 

Os dragões sorriem

Um dos acordos de patrocínio mais visíveis na liga portuguesa foi firmado entre o FC Porto e a Betano, que também é Patrocinadora Regional Europeu Oficial – FIFA World Cup 2022™. O acordo entre os dragões e a empresa especializada em apostas de futebol foi anunciado no Estádio do Dragão, pelo presidente do clube, Pinto da Costa.

A empresa fará parte dos equipamentos principais do Porto pelos próximos quatro anos.

A Betano, no entanto, já tem uma história de sucesso com o clube, afinal, a equipa de andebol do clube venceu o campeonato nacional com a marca da casa de apostas.

Ambos já tinham um acordo anterior, no qual a Betano seria a casa de apostas oficial da equipa. A mudança esta época traz total destaque à empresa, que está no melhor espaço publicitário possível, no peito dos jogadores.

Além disso, em Portugal, a Betano também ocupa o espaço principal na camisola do Sporting e a manga do Benfica. Para além das fronteiras nacionais, a empresa também patrocina o Fluminense e Atlético Mineiro, na liga brasileira; além do PAOK e Olympiacos na Grécia.

Barcelona no ritmo do streaming

Os últimos anos não foram fáceis para o Barcelona FC. O clube viu-se metido numa crise financeira grave, que resultou na saída de Lionel Messi, provavelmente o maior ídolo dos catalães e um dos melhores futebolistas do mundo.

Para voltar a reinar no futebol mundial, o Barcelona encontrou no Spotify o parceiro ideal. A maior plataforma de streaming de música do planeta injetou nos cofres da equipa 300 milhões de euros. Em troca, a marca da empresa estará estampada nas camisolas de jogo e também será complemento do nome do estádio, que agora se chama Camp Nou Spotify.

Por sua vez, este patrocínio recebido pelos “culés” ajudou nas contratações dos avançados Raphinha e Robert Lewandowski, além do defesa central francês Jules Koundé. Com os reforços, a equipa melhorou e é a atual líder do campeonato nacional (à data deste artigo).

 

Legends em Madrid

O Real Madrid, maior rival do Barcelona, também se movimentou no campo económico para encontrar mais um sócio de peso. A reforma do icónico Santiago Bernabéu será concluída no próximo ano e, visando futuras ações, a equipa madrilena encontrou na Sixth Street e na Legends os parceiros ideais para a exploração de eventos e a criação de experiências de luxo no estádio.

O acordo tem a duração de 20 anos e os merengues receberão 360 milhões de euros das duas empresas envolvidas no negócio.

De salientar que o Real Madrid também conta com um dos maiores acordos de patrocínio de camisolas do mundo; a Emirates paga 70 milhões de euros por ano para ter a sua marca no principal espaço da camisola branca.

Com efeito, não há dúvida de que o futebol se tornou um negócio global e responsável por movimentar milhares de milhões a cada época. Para competir em alto nível, especialmente nas competições internacionais, é fundamental contar com um grande suporte financeiro. A capacidade de firmar acordos com somas avultadas é fundamental no futebol moderno. Para vencer é preciso investir em grande.

Ler Mais