Gestlifes: A Startup Portuguesa Que Desmistificou o Crédito Online

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Antes de uma era completamente digital, pedir um crédito era sinónimo de tempo, burocracia e dinheiro. Para além disso, as várias idas ao banco, as complicações e a falta de conhecimento de quem pede um empréstimo tornavam o processo demasiado complexo para o consumidor.

”Não é preciso recuar muitos anos para perceber o número de barreiras existentes para o consumidor pedir um empréstimo. Principalmente pela burocracia envolvida, o tempo perdido em balcões e, por vezes, a dificuldade em perceber as propostas”, conta João Pereira, CEO da Gestlifes.

A solução para resolver esse problema foi, precisamente, a Gestlifes. A empresa portuguesa entrou no mercado de intermediação de crédito em 2018 com um propósito fora do habitual: apresentar uma solução de crédito adaptada à situação financeira de cada cliente, sem que tivesse de sair de casa e de andar de banco em banco.

Através de um único pedido, a Gestlifes compara as propostas de várias instituições financeiras, enquanto promove um contacto próximo entre clientes e gestores de conta, de forma a que o processo seja simples, mas transparente. A empresa sediada no Porto, é uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal, o que significa que está certificada para tratar de todo o processo de crédito pelo cliente.

Os Efeitos da Pandemia

Em 2020, a pandemia trouxe vários desafios na vida das pessoas, principalmente a nível financeiro.

Muitas foram as famílias que precisaram de recorrer a novos pedidos de empréstimo ou obter uma avaliação dos créditos atuais. O problema foi que o medo de sair à rua e as limitações de contacto pessoal, tornavam a ida aos balcões dos bancos uma tarefa difícil ou mesmo impossível.

Com este conjunto de eventos, o mercado financeiro português, que sobrevivia em grande parte de métodos tradicionais e obsoletos, pedia uma solução digital, com uma experiência simples e rápida, e que facilitasse o utilizador no momento de pedir um financiamento.

Em plena pandemia, a Gestlifes disponibilizou um simulador de crédito online, que se encontra disponível no website e é totalmente gratuito, foi desde o início construído para poupar tempo ao utilizador, permitindo enviar toda a documentação e burocracia, de forma autónoma.

Sempre que existe uma simulação de crédito, é realizada uma comparação de várias entidades financeiras para que seja possível apresentar a solução ideal para o cliente. Após aprovação, o valor é enviado para a conta do cliente dentro de 48h.

“O nosso principal objetivo foi simplificar e automatizar o nosso serviço, para que a simulação e o pedido de crédito fossem realizados sem que as pessoas tivessem de sair de casa. Esse já era o nosso objetivo, mas a pandemia contribuiu para acelerarmos o processo de digitalização”, remata João Pereira.

Ao conseguir automatizar todo o processo, que antes era moroso e burocrático, a Gestlifes reduziu a complexidade que até então ficava do lado do cliente, o que permitiu receber novos clientes e crescer durante este período desafiante.

Crescer em Plena Pandemia

A Gestlifes conta já com 16 especialistas de crédito. Apesar de ser um processo cada vez mais digital, a empresa privilegia o contacto entre clientes e gestores, de forma a gerar confiança e garantir um acompanhamento personalizado desde a comparação até ao financiamento.

Cada cliente conta com um gestor dedicado que está disponível para responder a todas as dúvidas financeiras que o cliente tenha, seja através do telefone ou das plataformas digitais.

“Quando falamos de créditos e empréstimos, falamos de pessoas, casos específicos e necessidades diferentes de caso a caso. O simulador acelera o processo de pedido de crédito, o nosso know-how ajuda a obter o melhor resultado.”, como nos conta João Pereira.

O ano de 2021 foi marcado também pela forte procura de crédito ao consumo, onde em Portugal foram financiados 629,2 milhões de euros às famílias. Este valor ultrapassou ainda o recorde do início da pandemia de 600 milhões de euros.

Acompanhando a tendência nacional, a Gestlifes também aumentou o crédito financiado em 2021 para mais de 20M€, o que é também um indicador do interesse dos clientes por soluções cada vez mais digitais.

Desafios Para o Futuro

Desde que foi fundada em 2018, a carteira de crédito da Gestlifes já cresceu mais de 400%, o que é um indicador do crescimento sustentável que a empresa tem vindo a fazer.

A otimização de recursos internos, a aposta em novos serviços tecnológicos e a constante formação e especialização da equipa foram investimentos necessários face ao aumento exponencial de clientes, que procuram respostas cada vez mais rápidas às suas necessidades.

“Perceber que os clientes confiam na Gestlifes num tema tão sensível como é o financiamento de crédito, é um forte indicador que a empresa está no caminho certo”, destaca o CEO da Gestlifes.

Com milhares de horas poupadas em tratamento de burocracia e deslocações exaustivas aos balcões, a empresa que ambiciona ser líder do mercado de intermediação de crédito, contabiliza mais de 4300 clientes.

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