Finanças Pessoais: Poupe Mais em 2023 Mantendo os Seus Créditos

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

Os últimos anos têm sido especialmente desafiantes a nível económico. Depois de uma pandemia que arrasou os mercados mundiais durante dois anos, em 2022 chegou a guerra a solo europeu.

Como consequência, tanto a inflação como a Euribor registaram níveis recorde. Importa relembrar que há mais de 5 anos que a Euribor se mantinha em valores negativos – tanto a 6 meses quanto a 12 meses.

No início deste mês, esta taxa subiu para os valores de 2,405% e 2,842% a 6 e 12 meses, respetivamente. Em Portugal, a maioria dos clientes com crédito habitação optam pelo regime de taxa variável a 6 meses.

Estas alterações à Euribor afetam todos os consumidores que possuem financiamentos – sejam estes à habitação ou créditos ao consumo como créditos automóveis, pessoais ou cartões de crédito. Quando se acumulam vários empréstimos ao mesmo tempo, o cenário piora.

As prestações mensais ao banco ou entidades credoras passam a ser superiores ao que até há uns meses era habitual e essa alteração tem um impacto direto no poder económico dos consumidores.

Com o rescaldo do fim do ano, há já muitos portugueses a planear possíveis formas de poupar em 2023. Tendo isso em mente, deixo aqui algumas sugestões de mecanismos de reforço às suas poupanças para que possa salvaguardar o seu orçamento mensal.

 

1.  Analisar o Orçamento Mensal Como um Todo

Antes de começar a cortar em todas as “gordurinhas” do seu orçamento mensal, faça uma análise minuciosa de quais as rubricas em que gasta mais ao longo do mês.

É normal que exista uma grande parcela dedicada a gastos fixos com alimentação, transportes e despesas de água, luz e gás.

No entanto, deverá avaliar os gastos considerados extra com roupa, serviços de subscrição de TV ou música, idas ao cinema e ao teatro, entre outras possíveis despesas.

A solução muitas vezes não passa por cortar a direito, mas pela redução de despesas secundárias e que mais facilmente sejam evitáveis, no final do mês.

 

2. Registar as Despesas Diárias

No seguimento da dica partilhada no ponto anterior, depois de analisar os gastos mensais, é muito útil definir limites para cada categoria, de forma a manter as suas despesas controladas.

Para que possa ter noção dos limites e da evolução dos gastos em cada área ao longo do mês, poderá optar por registar as suas despesas diárias através de uma aplicação móvel.

Depois, ao olhar para trás, terá uma percepção clara de quais as categorias onde se deixa levar mais por compras por impulso, por exemplo, ou quais são as fatias do orçamento em que poderá economizar.

 

3. Rever Gastos com Seguros

Muitas pessoas, ao contratarem um seguro, assumem que ficarão com este encargo de forma permanente. Mas não tem que ser assim.

Muitas vezes contratamos seguros que não constituem a melhor oferta do mercado apenas pelo facto de estarmos familiarizados com a companhia de seguros.

No caso do seguro de vida e do seguro da casa, no crédito habitação, nem sempre a melhor oferta é a do banco onde efetua o financiamento.

Para evitar gastos desnecessários com seguros, reveja as condições que lhe são oferecidas e, em simultâneo, faça uma pesquisa pelo que o mercado oferece. Compare e poupe.

 

4. Analisar Possíveis Alterações aos Seus Créditos

Se possui vários créditos, entre eles, um crédito à habitação, terá com certeza uma grande parcela do seu orçamento dedicada a estas prestações.

Com todo o contexto atual em redor das taxas de juro, este é o momento ideal para rever as condições que possui contratualizadas com o seu banco ou instituição credora.

Poderá fazer sentido abordar um cenário de renegociação de crédito de forma a obter uma redução imediata da prestação mensal.

Uma outra opção passa por consolidar os seus créditos num único “bolo”.

 

Consolidação de Créditos

A consolidação de créditos é uma prática muito comum para quem possui mais do que um crédito e, de forma simples, consiste em juntar todos os créditos ativos numa única prestação e com um novo prazo de pagamento.

Consolidar os seus créditos não tem de ser um processo realizado com a entidade bancária onde já é cliente – poderá procurar outras instituições bancárias que ofereçam condições mais favoráveis perante um cenário de consolidação.

A “nova” entidade onde decidir avançar com a consolidação do crédito irá saldar as suas dívidas com as outras instituições bancárias, passando a ser o seu único credor.

A Gestlifes poderá auxiliar com essa procura, identificando as ofertas de mercado que melhor respondem às suas necessidades, comparando-as e apresentando-lhe a melhor solução. Pode também simular o seguro de vida associado ao novo crédito habitação.

Ao concentrar todos os seus créditos num só irá obter como vantagens imediatas o aumento do prazo de pagamento do crédito e a redução da prestação mensal.

Ler Mais